A Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), resgatou, na tarde desta quarta-feira (19), 10 cães da raça Pit Bull, sendo cinco adultos (três fêmeas e dois machos) e cinco filhotes, em situação de maus-tratos, em uma residência na Vila Fiore, na Zona Norte da cidade. A ação foi realizada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, com todo o apoio da Spaso (Associação Protetora dos Animais de Sorocaba) e o envolvimento do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA).
A Polícia Militar e a ONG receberam a denúncia da psicóloga Cauãna Marin, vizinha do imóvel, na terça-feira (18). O órgão de segurança ficou à frente do caso, tomando as primeiras providências necessárias. A moradora tinha ouvido choro alto e constante de um dos cães e foi até a residência verificar o que estava ocorrendo. O tutor não estava no momento, mas ela conversou com um dos familiares que a deixou entrar na residência. Ao entrar, ela encontrou dois cachorros atacando uma fêmea e também presenciou galinhas que estavam sendo atacadas pelos cães.
Já, nesta quarta-feira (19), durante a ação de resgate, ainda no imóvel, os animais foram avaliados por médicos veterinários da Sema e da ONG, que coletaram sangue de todos os cães adultos. Eles apresentavam baixo escore corporal, todos magros com costelas aparentes, com a presença de ectoparasitas e estavam em um ambiente precário e insalubre, com muitos dejetos dos animais. Uma das fêmeas, que foi atacada pelos cães do imóvel, estava com várias lesões cutâneas, de gravidade moderada a intensa, e já recebeu medicação. Os cães filhotes, aparentemente, estavam bem.
Os animais foram levados à Unidade de Proteção e Bem-Estar da Sema, no Jardim Zulmira, e receberão todos os cuidados necessários, com suporte de exames clínicos da ONG Spaso. Somente após a completa recuperação, serão disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa municipal permanente “D + uma chance. Adote uma Vida!”.
Em torno de 20 gatos continuam sob a responsabilidade do morador. Em princípio, todos estão bem e, no momento do resgate, havia ração e água para os felinos. O Poder Público seguirá acompanhado de perto o caso, com monitoramento dos gatos, para verificar a situação desses animais.
A Sema informa que o tutor será responsabilizado por toda a situação de maus-tratos, com autuação amparada na Lei Municipal nº 9.551/11. Um vídeo, inclusive, comprova que o tutor utilizava arma de choque nos cães. A multa pode chegar até R$ 4 mil por animal que é vítima de maus-tratos.