A Prefeitura de Piracicaba notificou extrajudicialmente a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) por falha no fornecimento de energia elétrica, que resultou na paralisação da captação e do tratamento de água na ETA Capim Fino. A ETA é responsável pela produção de água de 80% do município e a interrupção de energia elétrica ocorreu na quarta-feira (10) por volta das 17h, interrompendo o abastecimento em grande parte da cidade. A situação só foi normalizada por volta das 8h na quinta-feira (11), quando a ETA voltou a operar.
A notificação questiona a CPFL sobre os motivos da falha e solicita que a empresa apresente um plano preventivo. As equipes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) atuaram durante toda a madrugada para tentar resolver o problema da falta de energia e retomar o funcionamento da produção de água. As causas da falta de água foram esclarecidas em coletiva de imprensa realizada pelo SEMAE na tarde de quinta-feira (11).
Segundo Artur Costa Santos, presidente do SEMAE, essa já é a segunda ocorrência que afeta o abastecimento em grande proporção na cidade em apenas cinco meses. “Estamos fazendo um levantamento detalhado de todos os fatos que ocorreram, que será levado à Companhia”, disse o presidente. As ligações de energia elétrica são realizadas gradativamente pela CPFL, o que é insuficiente para o funcionamento correto do maquinário de captação e produção de água.
A demora no reabastecimento é decorrente de todo o caminho que a água percorre, somado ao tempo que bombas e motores levam para reiniciar seus sistemas. “Para a distribuição ser efetiva, desde a retomada do sistema até o abastecimento dos reservatórios, pode levar até 12 horas”, explica João Vitor Roesner, superintendente operacional do SEMAE.
O SEMAE orienta que em casos isolados de falta de água, o consumidor ligue para 115 ou 0800-772-9611 ou ainda 3403-9611