A Divisão de Proteção Animal da Prefeitura de Piracicaba implantou um novo espaço gatificado para os gatos acolhidos, com prateleiras em diferentes alturas, caixas fixadas nas paredes e um circuito de caminhada integrado, formando um playground vertical. Atualmente, existem 50 felinos vivendo na Divisão, sendo 15 disponíveis para adoção.
A gatificação é um meio de enriquecimento ambiental, fundamental para o bem-estar dos gatos porque respeita o comportamento natural de explorar, escalar e observar o ambiente de locais elevados dos felinos.
O circuito integrado às prateleiras estimula a atividade física de forma constante, enquanto as caixas instaladas nas paredes funcionam como abrigos e pontos de descanso, oferecendo sensação de proteção, o que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.
Para o gerente da Divisão de Proteção Animal, o médico veterinário Maurício Etechebere, o espaço impacta diretamente na saúde física e emocional dos animais. “Esse tipo de ambiente deixa o gato mais ativo, seguro e confiante. Quando ele consegue expressar seus comportamentos naturais, o nível de estresse diminui”, destacou.
Além disso, Etechebere ainda explicou que a gatificação auxilia na socialização dos gatos entre si e com os humanos. “Criar um espaço de entretenimento, segurança e conforto é fundamental para a socialização dos felinos, que reforçamos, ainda, com a escovação diária. Todo esse carinho é essencial para o bom convívio desses animais”, completou.
ADOTE – Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção, é necessário entrar em contato pelos telefones (19) 3427-2721 ou 3434-3888 (WhatsApp) e agendar uma visita. Após esse processo, é feita uma avaliação do interessado em adotar para garantir que cada pet (cão ou gato) seja encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar. A Divisão de Proteção Animal fica na rua dos Mandis, s/n, bairro Jupiá.




