A Prefeitura de Limeira apresentou nesta quinta-feira (24) a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, em audiência pública promovida pelas secretarias de Fazenda e Gestão Estratégica. O orçamento total estimado para o próximo ano é de R$ 2,23 bilhões, somando os recursos de todos os órgãos da administração pública municipal.
Planejamento para o próximo ano
A LDO é uma peça central no ciclo orçamentário, pois define metas e prioridades que irão orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, Valmir Barreira, a LDO, em conjunto com o Plano Plurianual (PPA), garante equilíbrio nas contas públicas e planejamento estratégico para a cidade.
“Essa é uma peça técnica fundamental para a orientação de prioridades e estabelecimento de regras para garantir o equilíbrio das contas públicas”, destacou Barreira durante a apresentação.
Atualmente, o PPA está em fase de consulta pública, e as metas específicas serão detalhadas em agosto, quando o plano for encaminhado à Câmara Municipal.
Receitas e principais fontes de arrecadação
A projeção para 2026 é de R$ 2.232.689.000,00 em orçamento:
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Prefeitura Municipal: R$ 1,99 bilhão
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Instituto de Previdência e Ceprosom: valores complementares
As receitas próprias do município, somadas aos repasses dos governos estadual e federal, devem atingir cerca de R$ 1,40 bilhão, o que representa um crescimento de 9,66% em relação à previsão recalculada para 2025.
Entre as principais fontes de arrecadação estão:
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ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
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ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza)
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IPTU, ITBI e FPM
De acordo com a assessora executiva da Secretaria de Fazenda, Andréa Villas Boas, as previsões foram elaboradas com base em parâmetros como inflação, crescimento do PIB e histórico recente de arrecadação.