• Home
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Saúde
    • Auto
      • Caminhões
      • Carro
  • Esporte
    • Futebol de Limeira
      • Independente
      • Inter de Limeira
      • Futebol Amador
    • Esporte de Limeira
    • Futebol Paulista
    • Esporte Regional
    • Futebol Brasileiro
    • Futebol Internacional
    • Copa AFIA
    • Mercado da Bola
    • Outros Esportes
  • Obituário
  • Viu meu pet?
  • Fale conosco!
sexta-feira, 5 dezembro , 2025
Rápido no Ar
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home!
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
    • Obituário
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Loterias
    • Saúde
  • Mundo
  • Esporte
    • Inter de Limeira
    • Independente
    • Futebol
      • Paulistão 2025
      • Futebol Paulista
        • Futebol de Limeira
          • Futebol Amador
      • Amador
      • Brasileirão
        • Série A
        • Série B
        • Série C
        • Série D
      • Copinha SP
      • Futsal
      • Copa AFIA
      • Futebol Brasileiro
      • Futebol Feminino
      • Futebol Internacional
      • Seleção Brasileira
    • Atletismo
    • Automobilismo
    • Basquete
    • Curtas do Esporte
    • E-Sports
    • Esporte de Limeira
    • Esporte Regional
    • Fisiculturismo
    • Outros Esportes
    • Você é Pimba
    • Volei
  • Auto
    • Caminhões
    • Carro
    • Moto
  • Fale Conosco
Rápido no Ar
  • Home!
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
    • Obituário
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Loterias
    • Saúde
  • Mundo
  • Esporte
    • Inter de Limeira
    • Independente
    • Futebol
      • Paulistão 2025
      • Futebol Paulista
        • Futebol de Limeira
          • Futebol Amador
      • Amador
      • Brasileirão
        • Série A
        • Série B
        • Série C
        • Série D
      • Copinha SP
      • Futsal
      • Copa AFIA
      • Futebol Brasileiro
      • Futebol Feminino
      • Futebol Internacional
      • Seleção Brasileira
    • Atletismo
    • Automobilismo
    • Basquete
    • Curtas do Esporte
    • E-Sports
    • Esporte de Limeira
    • Esporte Regional
    • Fisiculturismo
    • Outros Esportes
    • Você é Pimba
    • Volei
  • Auto
    • Caminhões
    • Carro
    • Moto
  • Fale Conosco
Sem resultado
Ver todos os resultados
Rápido no Ar
Sem resultado
Ver todos os resultados

Prefeitura de Limeira orienta sobre quarentena; atividades irregulares serão fiscalizadas

por Redação Rápido no Ar
25 de março de 2020
no Coronavírus
Tempo de leitura: 9 mins
Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no Twitter

O prefeito Mario Botion falou nesta terça-feira (24) sobre o atual cenário de enfrentamento ao novo coronavírus, o Covid-19, em Limeira, durante coletiva de imprensa. Botion esclareceu os novos critérios para notificação de casos suspeitos e falou sobre as ações para fiscalizar o cumprimento da quarentena. A entrevista também contou com a participação do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

📲Clique aqui e receba notícias pelo nosso Canal no WhatsApp

No momento, há 38 notificações de coronavírus no município. Desse total, 7 estão descartadas e 31 aguardam resultado de exame. Nenhum caso foi confirmado até agora. “Qualquer outra fala ou publicação contrária a esses números é falsa”, alertou Botion, sobre a circulação de “fake news” em sites e redes sociais.

As novas orientações para notificação e suspeição de casos levarão em consideração o reconhecimento, por parte do Ministério da Saúde, da ocorrência da “transmissão difusa e coletiva” do coronavírus em todo território nacional. Para tanto, os exames para detecção dos casos serão destinados apenas às pessoas que estiverem internadas, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e aos profissionais de saúde com sintomas de Covid-19. Essa mudança de critério, conforme Botion, também segue as diretrizes da Resolução SS – 28, do Governo Estadual.

Ferrari complementou que as definições anteriores de casos suspeitos, que levavam em conta viagens ao exterior e quadro de febre e de sintoma gripal, deixaram de fazer sentido. “Tendo em vista à contaminação difusa, toda pessoa que apresentar sintoma respiratório é considerado suspeito. Portanto, só serão notificados pacientes internados em estado grave”. O diretor salientou, ainda, que no atual estágio da epidemia, mais importante do que identificar os casos é cuidar da saúde das pessoas. “Em algum momento todos nós teremos contato com esse vírus. O que importa agora é o encaminhamento correto dos pacientes, conforme a gravidade do estado de saúde”, frisou.

FORÇA TAREFA

Para garantir o cumprimento da quarentena, prevista em decretos estadual e municipal, Botion determinou a criação de uma “força tarefa”, que será encarregada de fiscalizar o funcionamento irregular de atividades comerciais. Esse grupo, conforme o prefeito, será formado por fiscais da Divisão de Fiscalização de Posturas, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Fazenda e atuará a partir de denúncias da população, pelo sistema 156.

Amanhã (25), ainda segundo o prefeito, o assunto será discutido durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada, que recebe participação das forças de segurança da cidade: Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. “Nossa ideia é desenvolver esse trabalho de fiscalização em conjunto, não só em relação às atividades comerciais que estiverem burlando a quarentena, mas também abordando os munícipes que estiverem circulando sem necessidade”, disse Botion. Num primeiro momento, o chefe do Executivo destacou que essa ação terá caráter orientativo, porém os casos de reincidência estarão sujeitos à multa. “Faremos tudo para que a

quarentena seja respeitada, primeiro com a conscientização, mas depois, se necessário, de forma punitiva”, comentou.

MORADORES DE RUA

Todo o serviço social para atendimento às pessoas em situação de rua segue normalmente no município. Botion informou que o Ceprosom mantém as equipes de abordagem de rua e os espaços para acolher essas pessoas, são eles, Centro POP, Centro de Acolhida e Casa de Convivência.

Quanto à vacinação da gripe, Ferrari esclareceu que mais um lote de vacina será encaminhado pelo governo estadual nesta quinta-feira (26) e que a partir de sexta (27) a campanha será retomada. No entanto, o diretor ressaltou que o município ainda não foi informado sobre a quantidade de doses.

Sobre essa questão, o prefeito criticou a decisão da Secretaria Estadual de Saúde de antecipar a campanha, sem ter capacidade para atender às demandas das cidades paulistas. “Fizemos nossa parte, criamos estrutura para atender idosos fora das UBSs, reforçando a prevenção. Deveríamos receber 90 mil doses, mas o Governo Estadual mandou apenas 11 mil. Estamos atentos, fazendo as cobranças necessárias para que o Estado cumpra seu compromisso”, disse.

Outro assunto abordado foi a confirmação de um caso de Covid-19 em Iracemápolis. A paciente é uma mulher que retornou de um cruzeiro. Ferrari observou que a Vigilância Epidemiológica está monitorando três limeirenses que também viajaram nesse cruzeiro. “Essas pessoas passam bem, não têm sintomas e já foram orientadas sobre o isolamento domiciliar.” O diretor destacou que não há pacientes internados em Limeira, com suspeita de coronavírus.

A confirmação de casos na região reforça a situação de alerta e de emergência internacional sanitária em Limeira. Contudo, Botion descarta no momento a possibilidade de criar barreiras sanitárias ou de restringir a circulação de ônibus intermunicipais. Ele comentou que a medida vem sendo adotada por cidades com elevado número de casos, o que não é o perfil de Limeira. “As principais medidas para prevenir o coronavírus são lavar as mãos e respeitar o isolamento. Se todos nós fizermos nossa parte, sairemos vitoriosos dessa luta”, reforçou.

CADEIAS PRODUTIVAS

Durante a coletiva, Botion esclareceu uma série de dúvidas da imprensa e da população a respeito das atividades que podem ser desenvolvidas durante a quarentena.

Postos de Combustíveis: uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP), determinou restrições quanto ao horário de atendimento ao público. Agora, os postos abrirão das 7h às 19h, de segunda a sábado.

Feiras livres: a atividade está liberada apenas para o comércio de hortifrúti, sendo vedada a operação de barracas de pastéis e de artigos de vestuários, brinquedos e afins. Foram suspensas as feiras do Produtor Rural do Limeirão e do Jd. Santo André. No Parque Cidade, a feira está mantida.

Supermercados: podem seguir normalmente as atividades. Porém, o prefeito se reunirá amanhã (25) com representantes das principais redes para discutir medidas visando à redução do volume de consumidores.

Bancos: estão autorizados a operar, desde que normas de higiene sejam seguidas. Existe orientação da Febraban para limitar o acesso do público. Botion destacou que, após fechamento do comércio, o fluxo de clientes nas agências deverá diminuir.

Indústrias: não foram afetadas pelo decreto estadual, no entanto, a orientação da prefeitura é que as atividades sejam reduzidas e que as empresas mantenham as orientações de limpeza e higiene. “Boa parte daquilo que consumimos é industrializado. Essa é uma cadeia em que há necessidade de ser mantida”, comentou Botion.

Construção Civil: sem restrição de manutenção das atividades, porém devem ser observadas as medidas preventivas.

Tags: CAPAEsclareceLimeiraPrefeituraquarentena
Publicação Anterior

Construção civil e indústria de Limeira mantêm atividades

Próxima

Coronavírus chega à realeza britânica: príncipe Charles testa positivo

Conteúdo Relacionado

Greve dos aeronautas segue pelo 4º dia com voos atrasados
Coronavírus

Anvisa flexibiliza uso de máscaras em aeroportos e aeronaves após queda de casos de Covid-19

Brasil registra 12,6 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
Coronavírus

Brasil registra 12,6 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

Quase 69 milhões de pessoas estão com a dose de reforço contra covid-19 atrasada
Coronavírus

Quase 69 milhões de pessoas estão com a dose de reforço contra covid-19 atrasada

Saúde converte leitos de UTI para covid-19 em permanentes do SUS
Coronavírus

Brasil registra 38,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

PUBLICIDADE
Rápido no Ar

© 2021 Rápido no Ar.

  • Fale Conosco
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

Siga

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home!
  • Limeira e Região
    • Cordeirópolis
    • Iracemápolis
    • Obituário
  • Piracicaba e Região
  • Campinas e Região
  • Estado
  • Brasil
    • Loterias
    • Saúde
  • Mundo
  • Esporte
    • Inter de Limeira
    • Independente
    • Futebol
      • Paulistão 2025
      • Futebol Paulista
      • Amador
      • Brasileirão
      • Copinha SP
      • Futsal
      • Copa AFIA
      • Futebol Brasileiro
      • Futebol Feminino
      • Futebol Internacional
      • Seleção Brasileira
    • Atletismo
    • Automobilismo
    • Basquete
    • Curtas do Esporte
    • E-Sports
    • Esporte de Limeira
    • Esporte Regional
    • Fisiculturismo
    • Outros Esportes
    • Você é Pimba
    • Volei
  • Auto
    • Caminhões
    • Carro
    • Moto
  • Fale Conosco

© 2021 Rápido no Ar.