Dando continuidade ao “Projeto Horta no Centro de Ressocialização de Limeira (CR)”, a Prefeitura de Limeira oferece capacitação a 16 reeducandos. As atividades têm início no dia 22 de março, às 9h. O curso terá carga horária de 15 horas, dividida em cinco aulas de 3 horas, com conteúdo teórico e prático.
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Matheus Luís Docema, ministrará as aulas. Neste primeiro encontro, serão abordados os temas introdução básica à horticultura, mercado de hortaliças e infraestrutura de produção de mudas de hortaliças.
A secretária Simone Zambuzi ressalta que a iniciativa visa, também, incentivar a criação de hortas urbanas. “Nós estamos formando multiplicadores, que certamente irão aplicar esses conhecimentos com a sua comunidade”, diz.
O alimento produzido na horta é consumido pelos reeducandos e também doado à Penitenciária de Limeira e ao Banco de Alimentos do Ceprosom, onde é encaminhado para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
A iniciativa conta com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e é realizada em parceria entre a Prefeitura, Fundo Social de Limeira, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Poder Judiciário e o Instituto Ação Pela Paz.