A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Limeira, iniciou na semana passada a instalação de faixas de retenção para motocicletas. A iniciativa visa minimizar as colisões de trânsito entre carros e motos e preservar a saúde dos motociclistas. O Rápido no Ar apurou que a “faixa de contenção” está sendo instalada antes da faixa de pedestre.
O trabalho teve início na área central e será expandido para todas as regiões da cidade onde existem os semáforos, como os bairros e o anel viário.
Muito utilizada nas grandes metrópoles e capitais do país, a “área de espera para motocicletas” tem como objetivo priorizar o distanciando das motocicletas com os carros de passeio, evitar ultrapassagens arriscadas na abertura do semáforo, reduzir o número de infrações de parada sobre a faixa de pedestre e o avanço ao sinal vermelho.
De acordo com o secretário da pasta, Celso José Gonçalves, o investimento é de R$ 200 mil/mês e o serviço faz parte do sistema de sinalização horizontal, pinturas novas e revitalização, tendo como prioridade a preservação da vida dos motociclistas.
“Nossa intenção é conscientizar os motociclistas de que a vida é mais importante, e que eles possam se atentar as leis de trânsito e aos equipamentos de segurança”, frisou.
Gonçalves afirmou que é preocupante o número de mortes e acidentes de trânsito registrados na cidade, e que intensificará a cobrança às normas de trânsito como: fiscalização nas filas duplas em frente às escolas e coibir excessos de velocidade.
Nas cidades onde foram instaladas as faixas de retenção, foi constatada a redução de até 90% nos casos de acidentes com motos em cruzamentos, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A faixa de contenção melhora a visualização a frente dos carros e permite aos motociclistas não ficarem nos corredores e realizarem as possíveis mudanças de faixas.
Em Limeira, muitos motociclistas ainda não entenderam que as faixas são exclusivas para eles.




