A Prefeitura de Limeira, cidade localizada no interior de São Paulo, iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova etapa do processo de descentralização dos serviços de Saúde Mental. A partir de agora, todas as consultas de psiquiatria do Ambulatório, que funcionava na Av. Ana Carolina de Barros Levy, serão transferidas para outras seis unidades, enquanto os atendimentos da Farmácia seguirão para cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com a prefeitura, as 1.200 consultas mensais de psiquiatria voltadas ao público adulto que antes ocorriam no Ambulatório de Saúde Mental agora serão distribuídas entre as UBSs do Jd. Morro Azul, Pq. Hipólito 1, Jd. Campo Belo, Jd. Nova Europa e Pq. Abílio Pedro. As 80 consultas mensais de crianças e adolescentes, até 14 anos, serão realocadas no Centro de Terapias Integradas.
A descentralização da dispensação de medicamentos da Farmácia de Saúde Mental começa nesta segunda-feira (3), com atendimentos em cinco UBSs. Três delas acompanham o novo fluxo das consultas psiquiátricas, nas UBSs Campo Belo, Nova Europa e Abílio Pedro. Outros dois pontos serão as UBSs do Jd. Nova Suíça e do Jd. Vista Alegre.
Segundo a prefeitura, todos os pacientes já estão cientes da mudança e que não haverá troca de médicos para evitar a descontinuidade do tratamento. Para que os pacientes tenham tempo de se adaptar ao novo modelo, a Farmácia de Saúde Mental seguirá em funcionamento até o dia 6, quando cessará os atendimentos. Após essa data, a demanda será integralmente realizada pelas farmácias das cinco UBSs.
O prefeito Mario Botion destacou que a descentralização dos serviços da área de Saúde Mental vem ocorrendo gradualmente e que essa nova etapa permitirá a execução de um amplo projeto de reforma e ampliação do imóvel, que receberá o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3. O Caps 3 é voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtornos mentais e funcionará 24 horas, atendendo todas as faixas etárias.
Por fim, a prefeitura informa que para obter mais informações sobre o novo modelo de atendimento em saúde mental, é possível entrar em contato pelos telefones 3497-3853 (Ambulatório) ou 3442-5983 (Farmácia).