A Prefeitura de Araras (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, alerta sobre o aparecimento de ariranhas (Pteronura brasiliensis) no Parque Fábio da Silva Prado, o Lago Municipal.
De acordo com a pasta, esses animais (mamíferos mustelídeos) são responsáveis pela morte de alguns peixes no local. “Ariranhas já apareceram outras vezes no Lago. A base alimentar delas é peixe, mas também comem moluscos, crustáceos, aves e mamíferos. Elas são parentes das lontras”, explicou a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Raquel Metzner.
Ataques a humanos são raros
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, geralmente, as ariranhas são pacíficas e ataques a seres humanos são considerados raros. “As ariranhas são tranquilas, porém, podem atacar para defender o seu território. No Brasil, o habitat delas é o Pantanal e a bacia do Rio Amazonas”, acrescentou a secretária Raquel.
Com hábitos diurnos, vivendo em grupos de até oito membros e conhecidas popularmente como onças-d’água, as ariranhas podem medir até 1,7 metro de comprimento.
“O alerta que fazemos é para que as pessoas, caso avistem esses animais, evitem chegar perto, porque eles são bonitinhos e fofinhos, mas podem ser ariscos e agressivos caso se sintam acuados. Então, por segurança, é melhor evitar contato”, finalizou a secretária de Meio Ambiente.