A Prefeitura de Limeira (SP) assinou na tarde desta segunda-feira (4) o contato com a Caixa Econômica Federal do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) que deve ser utilizado para duplicar o Viaduto Paulo Natal e todo o trecho do anel viário que vai até a Taba do Brasil. Chamado pelo prefeito Mario Botion (PSD) de Finisa 2, é o segundo contrato que a cidade faz com esta modalidade da Caixa. O novo pacote de obras deve conter em torno de 60 projetos.
A cerimônia de assinatura aconteceu em uma área próxima ao Viaduto Paulo Natal, local que vai receber uma das principais intervenções programadas nessa etapa do Finisa. O projeto do complexo viário prevê a duplicação do viaduto e das respectivas alças de acesso, além do trecho da Via Antônio Cruãnes Filho (anel viário) até a rotatória da Taba do Brasil. O primeiro contrato com o Finisa, na primeira gestão de Botion, foi utilizado para construir o Viaduto Barroca Funda e outras obras no município.
O prefeito Mario Botion e o agente financeiro da Caixa Econômica Federal, José Luiz Pavanelli assinaram os papéis. Estiveram presentes a primeira-dama Roberta Botion, o deputado Federal Miguel Lombardi, a vice-prefeita Erika Tank e o presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá).
Nessa primeira etapa, o valor do financiamento é de R$ 98 milhões, dos R$ 162,7 milhões autorizados pelo Legislativo para contratação – o restante do montante será contratado posteriormente. “Todas as nossas contas estão em dia, o que nos permite a contratação do financiamento. O município tem condições para pagamento e isso foi constatado pela Caixa, que autorizou a liberação desse crédito”, explicou o prefeito Mario Botion.
O chefe do Executivo citou o apoio da Câmara Municipal, que autorizou a contratação, bem como do deputado federal Miguel Lombardi. “Obrigado aos vereadores que tiveram a sensibilidade em votar favoravelmente nesse financiamento. É um investimento que faremos na busca para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes. Essa é a nossa obrigação enquanto gestores”, afirmou Botion.
Miguel Lombardi enalteceu a gestão do prefeito Mario Botion, principalmente na agilidade e correta aplicação de recursos. “Esse investimento vai trazer diversas melhorias que beneficiarão toda a população. Isso é resultado de uma administração séria e competente, que sabe empregar os recursos que chegam no município. Nessa gestão, as obras têm início, meio e fim”, disse o deputado federal.
A vice-prefeita também destacou o trabalho da equipe técnica da prefeitura, da Câmara e do deputado Miguel Lombardi. “É uma união de esforços para fazer a diferença na vida das pessoas”, citou Erika Tank. Já o presidente da Câmara falou que o investimento é da população. “São melhorias que vão ficar para a cidade, graças a um governo de realizações, que é a gestão do prefeito Mario Botion”, comentou Lemão.
OBRAS
Com os recursos do Finisa 2 estão previstas cerca de 60 obras. Além do complexo viário do viaduto Paulo Natal, o prefeito Mario Botion citou a duplicação da Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, no trecho da região do Jd. Alto do Lago, e da Rua Evaristo Olivatto Filho, na região do Jd. Morro Branco. Além disso, está prevista a reconstrução das galerias que passam sob o Mercado Modelo e deságuam no Ribeirão Tatu.
“Com a totalidade dos recursos que estamos financiando, também devemos construir as sedes próprias para o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea) e para a Central de Ambulâncias. Ainda estão previstas construções de parques lineares, pistas de skate e quadras de basquete, entre outras melhorias importantes em todas as áreas do município”, elencou Botion.