A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Alimentos, emitiu um alerta nesta quinta-feira (27) sobre um golpe direcionado a estabelecimentos comerciais. Criminosos têm enviado mensagens via WhatsApp, utilizando indevidamente o nome da Anvisa, para informar sobre supostas fiscalizações e multas atrasadas aplicadas por irregularidades sanitárias.
A tentativa de golpe foi denunciada por um restaurante da cidade e, segundo o município, o caso será comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como identificar o golpe
As autoridades reforçaram que todos os técnicos da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Alimentos atuam sempre de forma identificada, com veículos oficiais e em equipes. Nenhuma cobrança é realizada diretamente nas fiscalizações e os profissionais são impedidos por lei de solicitar ou receber qualquer pagamento.
Taxas e multas da Vigilância Sanitária só podem ser quitadas por meio de guias de recolhimento bancário, com destinação ao Fundo Municipal de Saúde. Qualquer outro tipo de cobrança deve ser considerada suspeita.
Além disso, a Prefeitura alertou que pagar a pessoas não autorizadas na tentativa de obter vantagem configura crime de corrupção, sujeito a responsabilização judicial.
O que fazer em caso de dúvida
A coordenadora da Fiscalização de Alimentos, Anne Dutra, orienta os comerciantes a entrarem em contato com os canais oficiais para confirmar a veracidade das informações. “Quem tiver dúvidas sobre a atuação de qualquer profissional da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Alimentos deve ligar para o telefone (19) 2515-7134”, afirmou.