O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do partido Republicanos, está sendo alvo, nesta quinta-feira (10), de uma operação da Polícia Federal, denominada “Copia e Cola”, e que tem por objetivo desarticular organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos referentes à saúde.
A investigação teve início em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS), para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba.
Também foram identificados, segundo a PF, atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos, em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Nesta quinta-feira, de acordo com a Comunicação Social da Polícia Federal em Sorocaba, mais de 100 policiais federais estão dendo cumprimento a 28 mandados de busca e apreensão sendo que, além de Sorocaba, os mandados estão sendo cumpridos também nas cidades de Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo (capital), santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco.
Também foi determinado o sequestro de bens e valores, em um total de até R$ 20 milhões, e a proibição da Organização Social (OS), investigada, de contratar com o poder público. De acordo com as condutas individualizadas, os investigados poderão responder por corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.