O prefeito eleito em Piracicaba (SP), Hélio Zanatta, informou, durante sua posse, na manhã desta quarta-feira (1º), na Câmara de Vereadores, que tem problemas graves para resolver na cidade, logo no seu primeiro dia de mandato, sendo o maior deles a falta d’água que perdura há alguns dias.
Não existe solução mágica, segundo Zanatta, de maneira em que se abrirá a torneira de um dia para o outro e o abastecimento será normalizado. “É algo que vamos ter que buscar parcerias, financiamentos, parceira com o Estado e com o Governo Federal. Infelizmente, deram um apagão no Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), não só nesta gestão passada, mas, há décadas, e isso não pode permanecer do jeito que está”, declarou.
Zanatta até adiantou para os vereadores, durante seu discurso, que irá enviar projetos a serem analisados, em caráter de urgência, inclusive para a criação de um gabinete de Gerenciamento de Crise para resolver, também, outro problema sério que é a falta de estrutura da prefeitura. O envio dos projetos de Lei deverá ocorrer já nesta quinta-feira (2).
“Vamos conversar com a Justiça, Promotoria, e tenho certeza que o bom senso vai imperar, que será entendido que Piracicaba é muito maior que os problemas colaterais, que poderemos ter uma crise social enorme, uma crise de geração de desempregados, e uma crise tambem ambiental porque se, ambientalmente, a gente não tiver água, podemos criar uma série de problemas para todos”.
Zanatta disse também que vai começar a implementar o começo da Saúde nos bairros e realizar outras reformas necessárias para o município. “Vamos ter muito trabalho, mas eu confio na paciência e na esperança do povo piracicabano. Vamos trabalhar com transparência e colocar a população a par do que está acontecendo”, completou.