O prefeito Luciano Almeida apresentou na última quinta-feira (21), na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), projeto de modernização da praça José Bonifácio e seu entorno, com integração turística entre o centro da cidade, Rua do Porto, Engenho Central e adjacências.
O objetivo é ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da área central, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, Acipi, Danpower, ElringKlinger, Pacaembu e Velvet (Jottapar).
A apresentação foi feita ao presidente da instituição, Marcelo Cançado, e demais integrantes da diretoria executiva e conselheiros da associação. Participaram também da apresentação os secretários de Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira; de Habitação e Gestão Territorial, Andrea Ribeiro Gomes; de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia; de Governo, Luis Cassinelli, e a diretora de projetos especiais da Secretaria de Governo, Rose Massaruto.
O projeto de modernização foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito.
As propostas são de revitalização total da área, com abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antonio, alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso das vias no entorno.
Também é prevista a inversão de mão na rua Prudente de Moraes (a partir da avenida Armando de Salles Oliveira a via segue para a direção da Rua do Porto, como forma de integração), ampliação das vagas de estacionamento, criação de corredor gastronômico e comercial, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte, criação de ambiente direcionado a eventos, remodelação dos canteiros e berços das árvores e modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação.
A intenção é tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos.
Além da Praça José Bonifácio, o Masterplan integra também um pacote de obras de revitalização, melhorias e modernização, contemplando ainda a remodelação viária da Rua do Porto, instalação de ciclovias, desassoreamento e limpeza do rio Piracicaba, chamamento para aluguel de patins e bicicletas elétricas e a nova rodoviária. Os projetos estão em desenvolvimento
.
“O principal projeto do Masterplan é a modernização da Praça José Bonifácio, mas existem outras iniciativas contempladas, como a Lei de Incentivo à Moradia na região, a remodelação viária e a integração com outros pontos turísticos, como a Rua do Porto. E a Acipi é um dos parceiros mais importantes da cidade, em todos os sentidos. É uma entidade participativa que está com a administração pública em tudo. Além disso, a Acipi, bem como várias outras empresas e instituições, é uma parceria formal e financeira do Masterplan, o que culminou nessa apresentação, porque, assim, poderemos direcionar melhor esses projetos, que vão possibilitar trazer vida para o Centro. Todo mês temos que repensar as áreas centrais para que não se tornem vazios urbanos”, explicou o prefeito
Para o presidente da Acipi, o projeto tem grande relevância para o Centro de Piracicaba e também para a cidade, como fomento ao turismo e ocupação de espaços públicos pela população, criando novas áreas de lazer e habitação. “A Acipi teve uma participação importante no desenvolvimento do Masterplan, em conjunto com outras entidades e empresas. É um projeto de revitalização de uma área fundamental, não apenas para o comércio, mas também para a cidade, e que, com certeza, dará uma nova cara para Piracicaba. E esse projeto é só um começo, porque também vai contemplar outras mudanças, na Rua do Porto, na orla do rio Piracicaba. São vários projetos que vão se interligar, trazendo muitas melhorias que vão beneficiar toda a população”, completou Cançado.