No último sábado (14) aconteceu a reunião solene em comemoração ao Dia do Rio Piracicaba no Teatro do Engenho. O prefeito Luciano Almeida anunciou um projeto para desassoreamento do rio, visando prevenir alagamentos. Segundo o prefeito, um estudo será feito para identificar e destravar pontos críticos do manancial que corta a cidade.
A reunião solene foi promovida pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Josef Borges, e tem como objetivo conscientizar sobre a preservação do principal manancial da cidade e informar a população sobre o meio ambiente. Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal, Wagner Alexandre, o Wagnão; o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera; Clarindo Neto, superintendente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que representou a presidência da autarquia; e a ex-vereadora Lauriza Cortelazzi, autora da lei municipal que instituiu o Dia do Rio Piracicaba.
O prefeito Luciano Almeida também comentou sobre os desafios das cidades à montante, até o ano de 2030, na garantia do saneamento básico. Ele anunciou a contratação de uma empresa para o serviço de desassoreamento que vai focar em destravar os pontos críticos do rio Piracicaba. O processo licitatório deve ser iniciado em 60 dias.
Além disso, o evento contou com apresentações de escolas municipais e estaduais e do Grupo de Idosos da Oficina de Música do Projeto Com Vivência. As apresentações foram uma forma de celebrar o rio Piracicaba, que é considerado o maior cartão-postal da cidade.
O vereador Josef Borges agradeceu a presença de todos, especialmente dos escolares, e enfatizou a importância de cuidar do rio Piracicaba para preservar o patrimônio histórico da cidade. O presidente da Câmara, Wagner Oliveira, destacou o projeto Conheça o Legislativo, reforçando o convite aos professores para que possibilitem esta experiência histórica aos alunos ao conhecer o universo do poder Legislativo.
Com essas iniciativas, espera-se que a população de Piracicaba possa entender ainda mais a importância da preservação do Rio Piracicaba e contribuir para a preservação do meio ambiente e da história da cidade.