Frequentar a praça Dr. Antonio Mesquita, instalada na esquina da avenida Santa Bárbara com rua Paraná, na área central de Limeira (SP), caminhar por ela ou ainda aguardar ônibus do transporte coletivo se tornou, de um tempo para cá, insustentável já que moradores de rua tomaram conta da praça, abordam as pessoas de forma que as assusta e ainda atrapalham o bom andamento do comércio.
Inclusive, para que a equipe do programa “Aqui o Seu Bairro Tem Voz, Chama o Veloz!” pudesse gravar com um empresário, no local, foi preciso ir à noite já que muitos moradores de rua hostilizam quem tenta se aproximar durante o dia. A situação anda tão caótica que, de acordo com o empresário Cleber Henrique da Silva, alguns moradores de rua utilizam as lixeiras como churrasqueira.
Alguns colaboradores dos comércios, segundo ele, já não querem mais utilizar o ponto de ônibus do local, com medo das abordagens de quem fica o dia todo por ali, consumindo bebida alcoólica, alguns até sob efeito de drogas, e até brigando entre eles. A casinha que servia de abrigo para taxistas, por pouco não virou moradia de desocupados.
Só não foi invadida, segundo Cleber, porque um grupo de comerciantes enfrentou os moradores de rua. Porém, indignados, os frequentadores indesejáveis danificaram um vidro. “Se eles invadirem aí é que a situação sai do controle de vez. A gente sabe que todos têm direito de frequentar a praça, mas não desta forma, declarou o empresário.
“Sempre lembro quando idosos passavam horas sentados nesses bancos, mas, hoje, não vêm mais. Seria bom se revitalizassem essa praça, colocassem bancos novos, quem sabe até instalarem um parquinho, para que ela possa voltar a ser um lugar de lazer como foi durante longos anos”, observou Cleber.