A conjuntura política e econômica do Brasil esteve em evidência, na última quinta-feira (29), durante a apresentação das peças de comunicação do Programa Permanente de Desenvolvimento de Limeira (SP). Na ocasião, o prefeito Mario Botion recebeu empresários e autoridades locais em evento realizado em parceria com a Acil, a Fiesp e o Ciesp, no Zarzuela Eventos. A iniciativa foi marcada pela presença do vice-presidente da Fiesp/Ciesp, Rafael Cervone Netto, e da jornalista especializada em economia, Mara Luquet. Ambos falaram ao público sobre os atuais desafios econômicos e as expectativas em torno da próxima configuração do Poder Executivo Nacional.
ASSISTA!
Engenheiro têxtil formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), empresário e presidente emérito do Conselho de Administração, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Cervone Netto enfatizou o momento de mudanças estruturais no setor industrial, sobretudo o têxtil, que vão desde a mecanização do plantio de algodão até a produção de roupas de alta tecnologia. “Os modelos de negócio estão mudando rapidamente”, frisou.
Sobre as pesquisas de desenvolvimento de novos tecidos, Cervone Netto afirmou que as roupas terão, em curto espaço de tempo, sensores de dados. Uma dessas aplicações será na confecção de uniformes de última geração. Pescadores que trabalham em alto-mar, ele exemplificou, usarão roupas com alarmes e GPS que irão facilitar o resgate na água.
Ainda no campo das novas tecnologias no setor têxtil, o empresário mencionou os estudos com o grafeno, tipo de carbono bem mais resistente que o aço, leve, flexível e ótimo condutor de eletricidade. Ao alimentar o bicho-da-seda com nanotubos de grafeno, o mercado está conseguindo produzir um tipo de seda mais resistente.
O empresário destacou que as indústrias do futuro serão mais compactas, mais flexíveis e irão operar com menos pessoas, dentro de um sistema que ele chamou de “manufatura avançada”. Nessa perspectiva, ele afirmou que o tempo entre a produção e a entrega do produto será menor e sem intermediários. Já o perfil do trabalhador do futuro, na visão de Cervone Netto, passará pela capacidade de conectividade.
Para aproveitar essas mudanças, Cervone Netto alertou sobre a necessidade do Poder Público e dos empresários pensaram em um modelo de negócio para a macrorregião de Limeira. “Como vamos trabalhar o desenvolvimento dessa macrorregião para os próximos 20 anos?”, questionou. “Teremos de repensar também a forma de atrair investimentos e de reter os nossos talentos”, completou.
Economia
A jornalista Mara Luquet também palestrou durante o evento e enalteceu o Programa Permanente de Desenvolvimento da Prefeitura de Limeira. “Eu estive em várias cidades da região recentemente e não vi nada tão bem estruturado como estou vendo em Limeira”, destacou, parabenizando o prefeito pela idealização da iniciativa. Segundo ela, esse evento demonstra o preparo de Limeira para se adaptar ao novo ciclo de crescimento econômico esperado para os próximos anos. “Limeira está se mostrando aos investidores. Eu ouvi muitos pontos relevantes, como a logística e a formação de mão de obra na cidade que a preparam para isso.”
Durante a palestra, a jornalista fez uma ampla análise das perspectivas econômicas para o futuro, principalmente a partir do início do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Segundo ela, com a nova equipe econômica do país, é possível constatar maior otimismo por parte dos empresários. “Aqueles que estiverem se preparando para esse novo ciclo de crescimento que o Brasil tende a passar, vão sair na frente. Limeira está se antecipando”, comentou. Ela ainda afirmou que existem boas condições para esse crescimento, como inflação baixa, taxa de juros baixa e volta do crédito.
Mara é jornalista especializada em economia e tem um canal no YouTube chamado MyNews, onde ela e outros jornalistas e especialistas falam, entre outros temas, de economia. A jornalista trabalhou por vários anos na TV Globo e classifica essa mudança para a internet como um escape da sua zona de conforto e que tem trazido resultados. “A tecnologia é uma coisa impressionante e a forma de comunicação mudou com a vinda da internet”, citou. Para ela, as pessoas querem ver o que querem, da forma que quiserem e quando quiserem. “É um mundo novo.”
Visibilidade
O material de divulgação do Programa Permanente de Desenvolvimento de Limeira apresentado hoje aos empresários foi produzido pela Secretaria de Comunicação Social e inclui um “pen card” com o vídeo institucional da cidade em três idiomas (português, inglês e espanhol) e uma revista com os diferenciais da cidade e da região. A revista tem 48 páginas e será distribuída a grupos de investidores.
O secretário da pasta, Antonio Peres, destacou que o Programa Permanente de Desenvolvimento foi implementado no início da gestão do prefeito Mario Botion e que a iniciativa vem se estruturando desde então. “Essas peças de comunicação levarão o nome de Limeira para diversas partes do Brasil e do mundo.”
Peres salientou que uma etapa preliminar da campanha foi lançada em maio, por meio de teaser, e sustentada de forma segmentada com a veiculação de peças institucionais do município em diversos canais de comunicação. “Com o lançamento dessas novas peças publicitárias, Limeira irá se tornar cada vez mais conhecida pela sua pujança e pela sua diversidade empresarial”, afirmou.