Portugal e Suíça se enfrentam hoje, às 16h, no Estádio Lusail, no Catar, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022.
Tendo assegurado sua classificação para as oitavas de final com uma rodada de antecipação após vencer Gana (3 x 2) e Uruguai (2 x 0), Portugal pode se dar ao luxo de preservar boa parte de seus titulares do jogo contra a Coreia do Sul pela última rodada da fase de grupos.
Pagou o preço pela decisão do técnico Fernando Santos. Foi derrotada por 2 a 1, de virada. Entretanto, com seis pontos garantiu a primeira colocação da chave, evitando um confronto com a seleção brasileira.
Os suíços não tiveram condições de preservar ninguém no confronto contra a Sérvia. Muito pelo contrário. Em uma partida em que as duas seleções lutavam pela segunda colocação do Grupo G, travaram uma intensa batalha de cinco gols e duas viradas. Levaram a melhor vencendo por 3 a 2.
Ao atingir seis pontos, ficou em igualdade com o Brasil, que terminou na liderança do grupo por ter melhor saldo de gols. Nas duas primeiras rodadas a Suíça venceu Camarões por 1 a 0 e perdeu para o Brasil pelo mesmo placar.
A Suíça não chega às quartas de final desde que sediou a Copa do Mundo em 1954. Porém, venceu a atual campeã mundial França para chegar às quartas de final no Campeonato Europeu do ano passado.
Espanha
Um pouco mais cedo, às 12h, Marrocos e Espanha se enfrentam no estádio Education City pelas oitavas de final.
A seleção marroquina surpreendeu à todos, terminando na primeira posição do Grupo F, com sete pontos, enquanto a Espanha ficou na segunda colocação do Grupo E.
O Marrocos venceu o Canadá por 2 a 1 na última rodada para garantir a vaga. Antes, empatou sem gols com a Croácia e venceu os belgas por 2 a 0.
A Espanha foi derrotada pelo Japão, de virada, por 2 a 1 na última rodada, resultado que eliminou a Alemanha. Antes, os espanhóis atropelaram a Costa Rica por 7 a 0 e empatou por 1 a 1 com a Alemanha.
Marrocos e Espanha se enfrentaram três vezes ao longo da história, com duas vitórias da Fúria e um empate.
Portugal x Suíça
Portugal – Diego Costa; João Cancelo, Pepe, Ruben Dias e Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, Ruben Neves e William Carvalho; Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e João Felix. Técnico – Fernando Santos.
Suíça – Yan Sommer; Silvan Widmer, Schär, Manuel Akanju e Ricardo Rodríguez; Remo Freuler, Granit Xhaka; Xherdan Shaqiri, Djibril Sow, Ruben Vargas; e Breel Embolo. Técnico – Murat Yakın.
Árbitro – César Ramos (México)
Local – Estádio Lusail, no Catar, às 16h.
Marrocos x Espanha
Marrocos – Bounou; Hakimi, Aguerd, Saïss e Mazraoui; Ounahi, Amrabat, Sabiri; Ziyech, En-Nesyri, e Boufal. Técnico – Walid Regragui.
Espanha – Unai Simón; Carvajal, Rodri, Laporte e Jordi Alba; Busquets, Pedri e Gavi; Ferrán Torres, Álvaro Morata e Dani Olmo. Técnico – Luis Henrique.
Árbitro – Fernando Rapallini (Argentina).
Local – Education City, às 12h.