O Governo do Estado de São Paulo colocou no ar o novo Portal de Dados Abertos, ferramenta que facilita o acesso e o uso de informações públicas por parte de cidadãos, pesquisadores, jornalistas e desenvolvedores. A plataforma funciona como um catálogo digital com dados fornecidos por órgãos da administração estadual, seguindo os prazos e metas estipulados em seus Planos de Dados Abertos (PDAs).
Coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE-SP), o portal foi desenvolvido pela Prodesp – empresa de tecnologia do governo paulista – com base no sistema de código aberto CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network), utilizado mundialmente para organizar e compartilhar bases de dados.
Capacitação marcou lançamento da ferramenta
Para marcar o lançamento da plataforma, foi realizada uma capacitação com a participação de 120 agentes públicos de diferentes órgãos e entidades do Estado. O evento contou com uma palestra sobre o valor dos dados abertos, promovida por representante da consultoria Gartner, além de um workshop técnico realizado pela equipe da Prodesp.
A partir desta capacitação, os responsáveis pelos PDAs deverão cadastrar os conjuntos de dados dos seus respectivos órgãos, que poderão ser utilizados para pesquisas, desenvolvimento de soluções digitais, empreendedorismo e participação cívica.
Transparência e combate à corrupção
O Portal de Dados Abertos integra a Política de Dados Abertos instituída pelo Decreto nº 68.769/2024 e está inserido no escopo do Radar Anticorrupção, plano do governo paulista com 96 ações previstas até 2026. O objetivo é fortalecer a integridade pública, ampliar a transparência e aproximar o cidadão das informações do Estado.
Segundo a CGE-SP, a nova plataforma reforça o compromisso da atual gestão com a prestação de contas e o acesso público à informação. Além disso, contribui para o controle social e o aperfeiçoamento das políticas públicas.
A plataforma pode ser acessada por meio do site: https://dadosabertos.sp.gov.br