A Secretaria de Habitação de Limeira terá a oportunidade de apresentar, nesta terça-feira (11), o Programa de Moradia Digna durante a Feicon 2023 (Feira Internacional de Construção Civil), que acontece em São Paulo. O evento é considerado a principal feira de construções da América Latina e contará com a presença de representantes de diversos países.
A arquiteta Marcela Siscão, Secretária de Habitação de Limeira, será uma das palestrantes do painel “Ideias para melhorar as HIS (Habitações de Interesse Social)”, que faz parte do Núcleo de Conteúdo da Construção – Cidades Melhores, do evento. A palestra de Marcela terá como objetivo apresentar o “Programa de Moradia Digna”, criado em 2017 pela gestão do prefeito Mario Botion.
O programa tem como principal objetivo abordar o déficit habitacional qualitativo do município, melhorando a qualidade das moradias, especialmente para as pessoas mais carentes. A política habitacional desenvolvida em Limeira se baseia na lei federal 11.888/08, que garante às famílias de baixa renda acesso gratuito aos serviços de profissionais técnicos, como arquitetos, tecnólogos ou engenheiros civis para realização de projetos ou acompanhamento das obras de construção, reforma ou regularização de suas próprias moradias.
Além disso, a Secretaria de Habitação estruturou desde 2017 a Oficina da Casa, um espaço público localizado no Jardim Aeroporto, que oferece assistência gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, habilitando-as a ter acesso aos equipamentos oferecidos pela oficina, como a olaria ecológica, o banco de materiais de construção e a escola de construção. Esses equipamentos ajudam a promover a construção, ampliação e reformas das moradias, beneficiando famílias em situação de extrema vulnerabilidade.
A participação de Limeira na Feicon 2023 contribui para disseminar uma política pública essencial, que tem como objetivo promover qualidade de vida ao cidadão. A presença da Secretária de Habitação de Limeira, Marcela Siscão, em um evento internacional de grande importância, ressalta o compromisso do governo municipal em solucionar o problema habitacional e buscar ideias para aprimorar ainda mais a política habitacional do município.