Policiais militares do 10º Batalhão de Ações Especiais de Policia (10º BAEP), com sede em Piracicaba, participaram estão participando nesta sexta-feira (18), pelo segundo dia consecutivo, de um treinamento junto ao Esquadrão de Bombas do Grupo de Ações Táticas Especiais – o Gate – da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O cenário, que inclui também aulas práticas, foi criado nas dependências da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), campus Taquaral, que fica à rodovia do Açúcar. Nestes dois dias, os operadores do batalhão especializado participam de instrução sobre atendimento de ocorrências com artefatos explosivos.
Os exercícios são compostos por atividades teóricas e práticas, que visam transmitir aos militares do Baep conhecimentos sobre ameaças de bombas, postura tática, doutrina de atuação do esquadrão, busca e varredura em locais com risco de haver explosivos, prioridades de segurança nestes incidentes, leis e normatizações envolvendo artefatos explosivos, classificação de ameaças terroristas, tipos de explosivos e seus efeitos, tipos e módulos de busca, simulações, ocorrências práticas entre outros.
Para o Tenente Coronel PM Jose Antonio Golini Junior, que comanda Baep de Piracicaba “tal aprendizado proporcionará, aos policiais do 10° Baep, melhores condições para defesa da sociedade e outros policiais de nossa região frente a incidentes de grande complexidade”.
O Baep de Piracicaba possui um número de WhatsApp para denúncias, onde só são recebidas mensagens com denúncias de foragidos da Justiça, locais com ocorrência de tráfico de drogas, etc. O número é (19) 99707-5351. Para emergências, a população deve ligar para o 190.