Cães infestados de carrapatos, com sinais de estarem com sede e fome, em um ambiente insalubre. Um deles se encontrava com uma pata lesionada, sem qualquer tratamento, e dois filhotes estavam trancados numa gaiola pequena, expostos a sol e chuva. As cenas resultaram em provas suficentes para que dois policiais civis – um de São Pedro (SP) e outro de Charqueada (SP) – dessem voz de prisão ao tutor, um homem de 38 anos, que reside em São Pedro.
Detalhe: após a audiência de custódia, realizada pela Justiça em Piracicaba, segundo um dos policiais, o juiz manteve a prisão preventiva do responsável pelos animais. De sobreaviso no final de semana, os policiais civis Kauê (São Pedro) e Lara (Charqueada), foram averiguar denúncia anônima num imóvel do bairro São Benedito.
No local, eles fizeram contato com os familiares do investigado que autorizaram a entrada. Durante a vistoria, foram encontrados cinco cães, sendo dois filhotes e três adultos, em condições de evidente sofrimento. Os filhotes também não tinham acesso a alimentos ou água. Eles choravam bastante.
O ambiente apresentava grande acúmulo de fezes e urina, indicando falta de higiene. Após a constatação dos fatos, a equipe iniciou buscas para localizar o tutor que foi encontrado caminhando perto da Delegacia de Polícia de São Pedro.
Realizada a abordagem, e busca pessoal, foi dado voz de prisão em flagrante delito, sendo ele levado para o Plantão Policial de Piracicaba, onde permaneceu recolhido em uma das celas da carceragem.
Atendimento aos animais
No local dos fatos compareceu o médico veterinário Luciano Mazzonetto, que examinou os cães e atestou a situação de maus-tratos. O profissional também prestou assistência imediata aos animais, providenciando os cuidados necessários, incluindo medicação, e encaminhando-os para um abrigo de proteção animal na cidade de São Pedro.