Um caminhoneiro foi preso por policiais civis da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), de Americana (SP), com 780 Kg de maconha acondicionados em 1.086 tijolos e escondidos em meio a uma carga de arroz, transportada em um caminhão com placa do Paraguai.
O flagrante foi registrado nesta quinta-feira (8), em outra cidade, e faz parte de um Inquérito Policial que apura os crimes de Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico e e Organização Criminosa. Durante as investigações, obteve-se informação que uma carreta Scania, com emplacamento do Paraguai, estaria transportando drogas, especificamente maconha, pela região de São José do Rio Preto (SP).
Em diligências na região da BR-153, pelo município de José Bonifácio (SP), uma carreta nas características conhecidas foi visualizada pelos agentes da delegacia especializada. Neste momento, também foi constatado que a carreta estava sendo escoltada, à distância, por uma caminhonete Toyota Hilux que, ao perceber a presença de viaturas policiais, o condutor empreendeu fuga tomando rumo desconhecido.
Dada a fundada suspeita, a carreta foi abordada e tinha, ao volante, um motorista de nacionalidade paraguaia. Ele não esboçou reação e informou que a carreta estava carregada com arroz. Diante dos indícios, ela foi levada para sede da DISE, em Americana, para uma vistoria minuciosa.
Nas buscas foram localizados os 1086 tijolos de maconha. O motorista recebeu voz de prisão e teve seu celular apreendido. A ocorrência foi apresentada à autoridade policial, que tomou ciência dos fatos e corroborou a voz de prisão em flagrante, adotando as medidas cabíveis de Polícia Judiciária.
Após lavrado o auto de prisão, o indiciado foi submetido a exame cautelar e escoltado para a Cadeia Pública de Sumaré (SP), onde aguardará por audiência de custódia.