A Polícia Federal de Jales (SP) deflagrou nesta terça-feira (28), uma operação denominada “Torre Eiffel” que tem por objetivo combater o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Entre as cidades alvo da operação no Estado de São Paulo está Piracicaba (SP), sendo que na cidade e região os mandados estão sendo cumpridos por policiais militares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Também estão ocorrendo abordagens em Minas Gerais e Santa Catarina.
Desde às 5h da madrugada, 200 policiais federais com o apoio da Polícia Militar de São Paulo estão cumprindo quinze mandados de prisão e outros quarenta mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul (SP), nas cidades de Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, São José do Rio Preto, Monte Aprazível, Rio Claro, Americana, Sumaré, etc.
O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º BAEP) apoiou a operação em três endereços em Santa Bárbara D’Oeste, no Jardim Pérola, onde constavam mandados de busca e de prisão, dois endereços no Jardim Esmeralda também com mandados de busca e de prisão, um no bairro Cidade Nova II, também com mandados de busca e de prisão e no Jardim Planalto do Sol II.
Também foi realizado apoio no Jardim da Balsa, no bairro Jaguarí e no Jardim Nossa Senhora do Carmo, em Americana, com mandados de busca e de prisão, bem como no centro e no Jardim Volobueff de Sumaré.
Em Piracicaba, o apoio ocorreu na Vila Independência e no Bosque dos Lenheiros. Alguns dos presos possuíam mais de um imóvel nesta nossa região, motivo pelo qual totalizaram oito mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos pela Polícia Federal com apoio do 10º BAEP.
Até o momento, seis infratores foram presos por mandado e um foi preso em flagrante. Armas, materiais para refino, embalo e preparo de drogas estão sendo apreendidos, além de veículos de luxo e outros materiais.
Foram empregados aproximadamente 60 (sessenta) policiais militares e 03 (três) cães do 10º BAEP em 15 viaturas altamente equipadas para cumprimento de mandados.
Todas as equipes da Polícia Federal (PF) da região de São José do Rio Preto, Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul vão se dirigir pra sede da PF em Jales (SP), unidade responsável pelas investigações em curso.
As outras equipes de outras cidades vão se dirigir para unidades da PF que abrangem sua região.