A Polícia Civil de São Paulo desmantelou uma fábrica clandestina de sabão em pó em Indaiatuba, interior do estado, na quarta-feira (14). Durante a operação, mais de 30 toneladas do produto falsificado foram apreendidas e três homens, com idades entre 30 e 48 anos, foram presos em flagrante.
A operação foi desencadeada após uma denúncia realizada pela empresa que teve sua marca falsificada. Investigadores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) iniciaram as apurações e localizaram o endereço da fábrica clandestina. No local, uma carreta estava sendo carregada com paletes do produto falsificado, o que chamou a atenção dos policiais.
O veículo foi seguido até a cidade de Salto, onde o motorista foi abordado e confirmada a falsificação do sabão em pó. De volta à fábrica em Indaiatuba, os agentes da 4ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat) encontraram 12 funcionários em pleno funcionamento da linha de produção, além de uma gráfica que confeccionava as embalagens falsificadas.
Os três homens presos foram autuados por crimes de associação criminosa, falsificação de produtos terapêuticos/medicinais, falsidade ideológica, violação de direito autoral e crimes contra as relações de consumo. O caso foi registrado na 4ª Disccpat, que continuará as investigações para identificar possíveis outros envolvidos no esquema.