A Polícia Civil de Americana, em operação conjunta com a Guarda Municipal, prendeu nesta terça-feira (1º) duas mulheres por maus-tratos a animais e outros crimes, como furto de energia elétrica e exposição de menores a condições insalubres. A ação ocorreu em uma residência no Jardim Nova Veneza, em Sumaré, onde foram encontrados oito animais em condições precárias e evidências de uso de drogas.
Durante a operação, os policiais civis constataram que o local apresentava condições insalubres, com grande quantidade de fezes espalhadas pela casa, além de cachorros e gatos sem acesso a água ou alimento, alguns acorrentados e em estado de abandono. Luciana foi responsabilizada pelos maus-tratos a quatro cães, enquanto Maria Eduarda, que também residia no imóvel, foi indiciada pelos cuidados negligentes a três gatos e um cachorro.
Furto de energia e envolvimento com crimes adicionais
Além dos maus-tratos, foi constatado que o imóvel utilizava energia elétrica desviada, popularmente conhecida como “gato”. Tanto Luciana quanto Maria Eduarda foram responsabilizadas pelo crime de furto qualificado, conforme previsto no artigo 155, §4º, do Código Penal. No local, também foram encontrados preservativos usados e microtubos de drogas, agravando as condições do ambiente onde duas crianças menores de idade conviviam.
Prisão e encaminhamento dos animais
Os animais resgatados, cinco cachorros e três gatos, foram levados ao centro “Bem Estar Animal”, em Sumaré. Luciana e Maria Eduarda foram presas em flagrante e encaminhadas à delegacia para as medidas legais cabíveis. A Polícia Civil de Americana continua investigando outros possíveis envolvidos.