Policiais da Central de Polícia Judiciária e da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Presidente Venceslau, além da Delegacia de Teodoro Sampaio, realizaram nesta quinta-feira (30) a segunda fase da Operação “Photos”, com o cumprimento de dois mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão em seis cidades do Rio Grande do Sul, onde prováveis integrantes de uma associação criminosa residem. Duas pessoas de Presidente Venceslau e uma de Teodoro Sampaio foram vítimas de extorsão online com pagamento de R$ 120.000,00.
As autoridades seguem investigando uma associação criminosa voltada à prática do crime de extorsão, em que o grupo faz homens de vítimas após serem atraídos por perfis falsos de mulheres nas redes sociais e acabam induzidos trocando fotos íntimas, por meio de aplicativos de relacionamento.
O bando atua alegando que a suposta mulher que a vítima troca fotos intimas é menor de idade, quando familiares, advogados e até policiais, todos fictícios, exigem a transferência de dinheiro para que as conversas e as fotos não sejam levadas as autoridades e acabam cedendo o pedido para o grupo.
As investigaççoes, com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, abrangem os municípios de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Charqueadas, Igrejinha, Sapiranga, Taquara, São Leopoldo e Portão, sendo ainda identificado o provável envolvimento de um sentenciado que cumpre pena junto ao Instituto Penal de Charqueadas e de outro indiciado na Penitenciária Estadual de Taquara.
Com as prisões realizadas, os depoimentos dos investigados e análise dos materiais apreendidos, a Polícia Civil de São Paulo espera que os casos sejam esclarecidos.
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública