A Polícia Civil apreendeu mais de 40 pacotes e maços soltos de cigarros, provenientes de crime de ordem tributária, além de uma arma de fogo ilegal, na última quinta-feira (12), em Ubatuba, no litoral norte paulista. Na ação, um homem, de 54 anos, foi autuado.
Durante apurações, equipes da Delegacia Sede do município descobriram que mercadorias irregulares estavam sendo comercializadas em uma tabacaria e foram ao local verificar.
No estabelecimento, localizado na avenida João Duarte Ferreira, os agentes foram recebidos por um homem que disse ser filho do responsável pela administração do comércio. Após buscas, foram encontrados 14 pacotes e um maço de cigarros, os quais foram adquiridos sem os devidos pagamentos de impostos.
Questionado, o rapaz informou que existiam mais produtos semelhantes na casa do seu pai e levou os policiais até o imóvel, na rua Euclides da Cunha. Na residência, foram encontrados mais 23 pacotes de cigarros irregulares.
Informados que o autor também era dono de uma banca de jornal, na avenida Iperoig, os agentes se deslocaram ao local e localizaram mais quatro pacotes e 16 maços de cigarros na mesma situação.
Todos os produtos foram apreendidos e as partes levadas à delegacia para prestar esclarecimentos. O pai se apresentou no distrito policial e confessou ser o responsável pelas mercadorias. Em pesquisa no sistema, foi verificado que em seu nome havia uma pistola calibre 765, a qual estava com o registro vencido. Questionado sobre o fato, o autor confessou a posse da arma e levou a equipe até sua casa para apreensão do armamento.
Exames periciais foram solicitados e o homem indiciado pelos crimes de descaminho e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Depois de pagar o valor estipulado para fiança, ele foi liberado.