Um PM do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Piracicaba (SP), se formou nesta sexta-feira (8), no curso de “caçador militar” – policial conhecido como sniper -, e considerado um eficiente multiplicador do poder de combate que tem, como principais missões, neutralizar alvos e destruir meios materiais, utilizando técnicas, táticas e procedimento, seja em situação de Guerra e de Não Guerra
O estágio, que começou no dia 26 de agosto, teve como objetivo preparar psicológica e taticamente o atirador, para atuar em áreas rurais e urbanas empregando técnicas de tiro no combate convencional à média e longa distâncias, garantia da lei e da ordem ou em situações de gerenciamento de crise.
A coordenação do estágio foi do 5º Batalhão de Infantaria Leve, da 12ª Brigada de Infantaria Leve, em Lorena (SP). A atividade teve a participação de integrantes selecionados de diversas organizações militares do Exército Brasileiro, e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 3º e 10º Batalhões de Ações Especiais de Polícia.
Após passar por rigoroso processo seletivo desde o mês de abril de 2023, o operador do 10º BAEP foi submetido, a partir de julho, a 160 horas imersivas de ensino à distância com abordagens teóricas, antes mesmo do início do estágio, para então poder receber treinamentos práticos, intensos e extenuantes em instruções de caçada, técnica de tiro do caçador, fundamentos de tiro, regulagem do sistema de armamento, simulador de tiro, rastreamento e contra rastreamento, busca e seleção de alvos, abrigos e camuflagens, avaliação de distância, operação contra caçadores inimigos, observação, memorização e descrição, tiro em alvo móvel, tiro noturno, coordenação de apoio de fogo, emprego tático do caçador e outros, finalizando com exercício de campanha.
Para o tenente-coronel/PM José Antônio Golini Junior, comandante do 10º BEP, “o apoio do coronel/PM Rodrigo Eval Arena, comandante do Comando de Policiamento do Interior – 9 (CPI-9) foi fundamental para a integração junto ao Exército Brasileiro na realização deste estágio. A especialização do operador do 10º BAEP foi um marco para o enfrentamento à criminalidade organizada envolvida com grandes roubos a instituições financeiras em nossa região”, destacou.
Junto ao novo “caçador militar” há outros integrantes se formando na ROTA como “atiradores designados” aumentando a eficiência e eficácia do batalhão. “O 10º BAEP é ferramenta de apoio do CPI-9 nas 24 horas do dia aos 52 municípios protegidos pelos batalhões da PM da região de Piracicaba (10º BPM/I), Rio Claro (37º BPM/I), Americana (19º BPM/I), Sumaré (48º BPM/I), Limeira (36º BPM/I), São João da Boa Vista (24º BPM/I) e de sua população”, completou Golini.