“O esforço físico foi extremo e não nos deixamos abater pelas dificuldades”, lembrou o sargento Fernando Augusto da Cunha Pontes após realizar o resgaste de uma búfala na última sexta-feira (2). O animal, que estava atolado na lama, foi resgatado em uma fazenda, na zona rural de Iguape, no interior do Estado.
Na ocasião, o policial e sua equipe, formada pelo soldado Paulino e os cabos Evaldo e André, do 3º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), realizavam patrulhamento tático quando descobriram, por meio de imagens de satélite, uma degradação ambiental no km 6 da Estrada do Coveiro.
No local, os policiais foram recebidos pelo proprietário da fazenda e fiscalizaram todo o território, encontrando cinco áreas distintas desmatadas, sendo duas de Proteção Permanente (APP). Questionado, o homem não apresentou autorização do órgão ambiental competente para o corte da vegetação e foi multado por crime ambiental.
Ainda durante a fiscalização, o sargento e sua equipe localizaram uma búfala adulta atolada na lama. “O ponto exato em que o animal estava atolado era de difícil acesso. Conseguimos chegar ao local com apoio de cordas e galhos”, contou Augusto.