A Polícia Militar Ambiental realizou a soltura de um lobo-guará, nesta quarta-feira (4), em uma área de cerrado no Vale do Paraíba.
O animal foi capturado no mesmo dia por uma equipe do Corpo de Bombeiros, no bairro Jardim Colonial, em São José dos Campos. Ele foi encontrado no quintal de uma residência.
Após ser resgatado, o lobo-guará foi devolvido à natureza, pois não apresentava ferimentos e estava bem de saúde. A ação mobilizou os pms ambientais, que soltaram o animal em segurança em seu habitat natural.
Espécie ameaçada em extinção
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metro de corpo, além de 40 centímetros de cauda, podendo atingir um metro de altura e mais de 20 quilos. É da família dos canídeos e pertence a um gênero composto por uma única espécie.
Seus parentes distantes do gênero Canis, como o lobo-cinzento e lobo-vermelho, só existem nas Américas, do México para o Norte, partes da Europa e da Ásia.
O animal inofensivo ao homem, pode ser encontrado na Argentina, Paraguai, Bolívia e numa pequena parte dos territórios do Uruguai e Peru.
O lobo-guará é onívoro, alimenta-se principalmente de roedores, pequenos répteis, caules doces, mel, aves e frutos.
A espécie é considerada vulnerável e está ameaçada de extinção.