O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (3) as datas previstas para o lançamento de três novas funcionalidades do Pix. A principal delas, o Pix parcelado, tem lançamento estimado para setembro de 2025. A iniciativa visa ampliar as possibilidades de pagamento com o sistema de transferências instantâneas, facilitando o uso em compras de maior valor.
Além do parcelamento, o BC anunciou o Pix em garantia, com previsão para 2026, e o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que deve entrar em operação no dia 1º de outubro.
Pix parcelado: crédito direto via Pix
Com o Pix parcelado, o usuário poderá realizar uma transação e pagar em parcelas, utilizando uma linha de crédito concedida pela instituição financeira. O recebedor recebe o valor integral no ato da compra, mas o pagador arcará com o valor parcelado com juros — formato semelhante ao do cartão de crédito.
A expectativa do BC é que a funcionalidade incentive o uso do Pix no comércio e facilite o acesso ao crédito para pessoas que não possuem cartão. A função poderá ser usada em qualquer tipo de transação, inclusive transferências entre pessoas físicas.
Pix em garantia: foco em empresas
Previsto para 2026, o Pix em garantia permitirá que empresas usem recebíveis futuros de transações via Pix como garantia para empréstimos. A ideia é facilitar o acesso ao crédito com taxas menores para negócios que têm alto volume de transações no sistema.
O modelo será exclusivo para empresas e não altera o funcionamento do Pix para pessoas físicas.
Autoatendimento para contestar fraudes
Outra novidade é a modernização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado para casos de golpes ou fraudes. A partir de outubro, usuários poderão acessar diretamente nos aplicativos bancários a ferramenta de contestação de Pix suspeitos, sem a necessidade de atendimento telefônico ou presencial.
O autoatendimento permitirá acompanhar o andamento do pedido de devolução e aumenta a chance de recuperação dos valores, já que o processo será mais ágil.
Comprovantes com ícones para evitar golpes
Desde terça-feira (1º), os comprovantes de Pix agendado passaram a exibir o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário com relógio. Já os comprovantes de transações concluídas mostram o símbolo de check (✔).
A medida busca combater o golpe do falso comprovante, comum em vendas rápidas, quando o comprador apresenta um agendamento como se fosse pagamento concluído.