A Secretaria de Saúde de Piracicaba recebeu mais uma ambulância nova para transportar pacientes que fazem tratamentos e consultas em outras cidades. O veículo foi entregue pelo Governo do Estado de São Paulo na sexta-feira (24), por meio de emenda do deputado Milton Robeiro Filho, com articulação do secretário municipal de Administração, Dorival José Maistro.
Da marca Renault, o veículo é uma ambulância de suporte básico que vai atender pacientes acamados em tratamento de hemodiálise, hiperbárico e de oncologia, realização de exames como raio-x e em laboratórios, dentro e fora da cidade. O valor do investimento é de R$ 263.860,00.
Para o secretário de Saúde, dar condições para que os pacientes da cidade tenham mais conforto durante a viagem para realização de exames e procedimentos médicos de média e alta complexidade fora de Piracicaba é muito importante tendo em vista que as principais cidades que recebem pacientes de Piracicaba são Campinas, Leme, Limeira, Rio Claro, Pirassununga, Botucatu, São Paulo, Bauru, Barretos, Araras e Santa Bárbara d’Oeste. “Sabemos que não é fácil para os pacientes, muitos deles precisam fazer viagens duas a três vezes por semana para tratamentos diversos. Por isso estamos na luta pela melhoria da frota para garantir esse conforto. Gostaria de agradecer ao secretário Maistro pelo empenho em nos ajudar com a vinda de mais uma van e também agradeço ao deputado Milton que atendeu ao pedido da Prefeitura”, disse Filemon Silvano.
O veículo foi incorporado à frota do Serviço Integrado de Transporte Social da Saúde (SITSS) e, de acordo com Donisete Aparecido Oliveira, coordenador do serviço, o trabalho de renovação da frota tem sido mais ágil desde o ano passado. “Estamos conseguindo deixar veículos mais novos e confortáveis para o transporte de pacientes. A nossa meta, a curto prazo, é ter 100% da nossa frota com veículos novos”, destacou.
Atualmente, o SITSS tem uma frota de sete ambulâncias de atendimento básico e acamados, nove vans – sendo oito para 16 lugares e uma para 21 passageiros –, além de 63 automóveis. O serviço transporta 200 pessoas, em média, entre pacientes e acompanhantes, todos os meses. No início do mês, a Secretaria de Saúde já havia recebido uma van nova com 16 lugares também para transporte de pacientes, por meio de emenda do deputado Rodrigo Gambale, com articulação do também deputado Alex de Madureira e da vereadora Ana Pavão.