O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, recebeu esta semana no prédio do Centro Cívico, comitiva formada por empresários sul-coreanos que prospectam uma cidade que dê suporte para uma nova fábrica que vai atuar de maneira pioneira no segmento da sustentabilidade.
As tratativas devem ter continuidade na próxima semana, quando a Semdettur vai responder, por meio de ofício, alguns questionamentos feitos pelos empresários. José Luiz Guidotti Júnior disse que a Administração oferece todo o suporte técnico para os sul-coreanos, além de prestar informações gerais e relevantes sobre município. Ele lembrou que Piracicaba possui atratividade para grandes investimentos, pois, além de ser um polo nacional do Agronegócio, possui um parque industrial estruturado e consolidado, com uma gama de empresas que fabricam os mais variados equipamentos e maquinários com a mais alta tecnologia.
O secretário disse ainda que Piracicaba está disputando a nova planta fabril com outras duas cidades norte-americanas. “A briga promete ser boa, mas temos boas chances neste processo. Pesa a nosso favor o fato de já existirem várias fábricas sul-coreanas tanto no Uninoroeste como no Parque Automotivo, a exemplo da CJ Brasil e da Hyundai, além de o prefeito ser Luciano Almeida, um dos principais responsáveis pela vinda dessas empresas coreanas a Piracicaba, quando secretário de Desenvolvimento Econômico”, frisa Guidotti.
INVESTIMENTOS SUL-COREANOS
A CJ Brasil anunciou, em outubro de 2021, a expansão da fábrica de Piracicaba, com investimento de aproximadamente R$ 900 milhões, que vai gerar 553 postos de trabalho diretos e 350 indiretos até 2026. A Hyundai por sua vez, está investindo no município R$ 500 milhões na sua nova fábrica de motores, onde estão as linhas de montagem dos modelos HB20 e HB20S.