A cidade de Piracicaba terá alterações no funcionamento de serviços públicos e privados nesta quarta-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932. A Prefeitura divulgou a relação completa do que abre e do que fecha na data.
Entre os destaques estão a abertura do comércio de rua, do Mercado Municipal e dos espaços de lazer, como o Zoológico, parques e equipamentos turísticos. Já repartições públicas municipais e estaduais, como Poupatempo, Prefeitura e Ipasp, estarão fechadas.
Comércio, mercado e transporte
O comércio de rua e os corredores comerciais funcionarão das 9h às 16h, enquanto as lojas do shopping atenderão das 14h às 20h. A praça de alimentação funcionará em horário estendido: das 11h às 22h.
O Mercado Municipal abre das 6h às 12h e os varejões também terão atendimento em horários variados. O transporte público circulará com horários de domingo e feriado, com exceção de quatro linhas, que operam em horário de dias úteis: 210, 416, 505 e 507.
Saúde, segurança e assistência social
Os serviços de saúde emergenciais funcionarão normalmente: UPAs, COT e SAMU (192) atendem 24h. Já as UBSs, CRABs e USFs estarão fechadas durante o feriado.
Os serviços da Assistência Social, como os CRAS, CREAS e Centro Pop, também não terão atendimento no dia.
As forças de segurança e emergência operam 24 horas, incluindo Polícia Militar (190), Guarda Civil (153), Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Lazer e cultura
Entre os espaços de lazer abertos estão o Zoológico (9h às 16h), o Paraíso da Criança (9h às 20h) e os parques públicos, com horários entre 6h e 22h, dependendo do local.
Na área cultural, o Museu da Água e o Aquário abrem normalmente (9h às 17h). O Museu Prudente de Moraes funciona das 10h às 14h, e o Museu da Imagem e do Som (MISP), das 8h às 15h. A Biblioteca Pública estará fechada ao público, mas realiza atividade interna à tarde.
Outros espaços, como teatros, centros culturais e a sede da Secretaria de Cultura, permanecem fechados.
Turismo e atrações
O Elevador Turístico Alto do Mirante, os passeios de barco e pedalinho, a Feira de Artesanato da Rua do Porto e a Casa do Artesão funcionam normalmente entre 9h e 18h. O Complexo Gastronômico da Rua do Porto também estará aberto.




