O combate aos incêndios que acontecem em Piracicaba (SP) e região foi tema de reunião na manhã de sexta-feira (6), na Prefeitura de Piracicaba, realizada pelas secretarias de Administração, Governo e Defesa Civil.
A pedido do prefeito Luciano Almeida, o encontro abordou as dificuldades no combate aos focos de incêndio, que têm sido numerosos em decorrência do clima quente e seco atípico, e marcou a criação do Comitê Florestal de Piracicaba para combate a incêndios.
Fazem parte deste comitê a Prefeitura de Piracicaba, por meio de suas secretarias municipais e Guarda Civil (Pelotão Rural e Pelotão Ambiental), ao lado do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental – vinculados à Polícia Militar do Estado de São Paulo –, além de associações e empresas que atuam em Piracicaba e região, como os grupos Raízen, São Martinho e Suzano.
Os membros também falaram sobre os canais de comunicação para identificação e combate aos incêndios com rapidez. Para informar sobre um incêndio em andamento os canais são o telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Para denúncias de incêndio criminoso é ideal que se ligue para o 190 (Polícia Militar) ou para a Guarda Civil, no 153.
Conforme explicou o responsável pelo 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, capitão Fábio Henrique Giovani, o momento vivido não só em Piracicaba, mas em todo o Estado, é atípico e neste momento é importante a população entender as funções de cada um dos representantes do poder público e, principalmente, como fazer a solicitação de apoio em caso de incêndio. “A organização e comando das ações é dos Bombeiros, porém, as brigadas de incêndio das empresas e usinas dão um suporte muito importante no nosso trabalho, sem esquecer das equipes de policiamento rural e ambiental ”, afirmou.
Graziela Steagall, responsável pela Defesa Civil de Piracicaba, reforçou que o cenário é preocupante, com uma forte estiagem e inúmeros focos de incêndio, baixa umidade relativa do ar e escassez hídrica e, por isso, é necessário um bom planejamento. “As equipes têm combatido com bravura os incêndios, tanto em área pública quanto da iniciativa privada. Os gestores se articulam para uma resposta rápida e eficaz, porém, precisamos do apoio e colaboração da sociedade, somando esforços para não apenas combater focos de incêndio, mas para impedir seu surgimento”.
“Sabemos que seu início (do incêndio), infelizmente, provém de ações humanas. Portanto, é preciso que todos se conscientizem, pois a prevenção aos incêndios é a forma mais eficiente de combate. Defesa civil somos todos nós, este slogan deve abranger nossa cidade, de modo que cada cidadão zele de forma ativa e consciente pela prosperidade da cidade”, completou.
Na oportunidade, com a criação do comitê, ficou definida a criação de um protocolo de ação e atendimento aos diversos tipos de chamados sobre incêndios que será disponibilizado no site da Prefeitura, por se tratar de um serviço de urgência.
Ao final do encontro, deliberou-se sobre a próxima reunião do Comitê Florestal prevista para o final de outubro. Até lá, o grupo pretende estruturar a coordenação do comitê, definir os protocolos e, também, ver as formas para buscar parcerias visando, principalmente, a melhoria contínua da estrutura do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, com foco na aquisição de equipamentos para combate a incêndios em áreas florestais junto aos governos estadual e federal, bem como de outras fontes como doações de empresas e a vinda de emendas parlamentares.
SERVIÇO – A população pode informar sobre um incêndio em andamento pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Para denúncias de incêndio criminoso os números são 190 (Polícia Militar) ou para a Guarda Civil, no 153.