A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), uma grande operação focada no combate ao tráfico de drogas e desvio de substâncias químicas usadas na produção de crack. A empresa Anidrol, localizada em Diadema, Grande São Paulo, é o foco principal das investigações. Entre os sócios da indústria química está Renato Cariani, conhecido influenciador fitness com mais de 7 milhões de seguidores.
Renato Cariani é um nome proeminente nas redes sociais, com um total de 14 milhões de seguidores em diversas plataformas. Conhecido por seu conteúdo focado em fitness e estilo de vida saudável, A Justiça, contudo, negou os pedidos de prisão feitos pelo Ministério Público e pela Polícia Federal contra ele e mais dois indivíduos.
A operação, nomeada Hinsberg, visa cumprir 18 mandados de busca e apreensão em três estados brasileiros. Outra figura chave no caso é Fabio Spinola, já detido anteriormente por crimes similares. Na residência de Spinola, foram encontrados mais de R$ 100 mil em espécie. Segundo as investigações, ele atuaria como intermediário entre a Anidrol e os produtores de drogas.
O grupo é suspeito de desviar toneladas de uma substância química, possibilitando a produção de até 16 toneladas de crack. A operação conta com a colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de São Paulo e da Receita Federal.
Cariani é professor de química e educação física, atleta profissional, empresário e youtuber, onde mostrava seu dia-a-dia e parcerias com celebridades e venda de cursos, além de vender treinamentos em diversas áreas.