Pessoas em situação de rua foram abordadas em praças de Limeira (SP) na manhã desta sexta-feira (12). O objetivo, segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), é oferecer ajuda e também evitar o contágio de Covid19.
A ação foi realizada pela Prefeitura, o Serviço de Abordagem Social (CEPROSOM), Secretaria de Limpeza Pública e GCM. Algumas pessoas foram conduzidas ao Centro de Apoio às Pessoas em Situação de Rua (POP), onde passarão por triagem, quem tem familiares em Limeira será encaminhado às famílias se aceitarem, a maioria rejeita ajuda ou encaminhamento para os abrigos. Já os que são de outras cidades também receberão apoio para retornarem aos seu destino de origem, pessoas que tiverem problemas de saúde terão atendimentos médicos na rede municipal de saúde. A maioria delas sofrem de dependência química.
A Secretaria de Segurança recebe constantemente reclamações da população que não podem frequentar as praças, pois são incomodados por moradores de rua que fazem uso de bebidas alcóolica no local, além de deixarem a praça suja com restos de embalagens de bebidas e comidas que ficam espalhadas.
Até o cão do morador em situação de rua que aceitou ajuda, foi resgatado e acompanhou o seu dono até a casa de acolhida, o cachorro sem raça definida, conhecido por “Pastel”, foi adotado cerca de 10 meses pelo Sr. Adão, que disse que ele faz companhia, até a comida dele é compartilhada com o cãozinho.
Essas ações sociais estão sendo diárias, a abordagem social pode ser acionada pelos telefones 3442-4602 (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Risco – Centro Pop), 3446-8333 (Centro de Acolhida) ou 153 (Guarda Civil Municipal).