As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila Cristina e Vila Sônia, de Piracicaba (SP), apresentaram, nos últimos meses, resultados acima da média em satisfação dos usuários. É o que mostram as pesquisas realizadas vias Call Center, WhatsApp e presenciais, apontando uma gestão de qualidade.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) constituem um dos componentes da rede de atenção às urgências e que hoje têm a missão de acolher usuários que buscam atendimento prioritário.
Este serviço deve prestar uma assistência de qualidade, resolutiva e humanizada à pacientes com quadros agudos de natureza clínica, proporcionando também o primeiro atendimento aos casos cirúrgicos e de trauma.
De acordo com os responsáveis pelas unidades é essencial que sejam estabelecidas estratégias de avaliação do serviço e de todo o sistema e, neste caso, as pesquisas são de qualidade no atendimento, através da satisfação dos usuários, referentes à gestão, o que engloba equipe técnica, serviços prestados pelos colaboradores, estrutura física e higiene.
Na pesquisa, os usuários respondem à perguntas objetivas como sexo e idade; a atenção e o respeito de todos os profissionais das unidades; o tempo de espera; sobre o atendimento médico e da enfermagem e exames. A última pergunta é uma avaliação geral de todos os setores, onde os usuários respondem se estão muito satisfeitos, satisfeitos, insatisfeitos, muito insatisfeitos ou se são indiferentes. Com base nessas respostas é possível avaliar o nível de satisfação, o percentual foi baseado nos satisfeitos e muito satisfeitos.
A satisfação do usuário é considerada um indicador da qualidade do serviço e reflete a credibilidade da unidade, o que influencia até na adesão ao tratamento. No mês de dezembro, as UPAs do Vila Cristina e do Vila Sônia, que hoje são administradas pela Associação Mahatma Gandhi, provaram que a parceria com a prefeitura, através da saúde, está no caminho certo.
Quando os usuários da UPA Vila Cristina foram questionados sobre os serviços prestados, o que inclui: recepção, triagem, atendimento médico, da enfermagem, exames, além da aplicação, 81% respondeu estar totalmente satisfeito. Já na unidade do Vila Sônia o percentual foi de 86% dos pacientes que manifestaram a mesma opinião.
A pesquisa, é espontânea e recebeu a participação de 1257 pacientes na UPA Vila Cristina e 728 na UPA Vila Sônia, ao longo de 30 dias. De maneira geral, obtiveram uma alta avaliação positiva quanto à qualidade dos atendimentos nas unidades. Quando são atendidos de maneira atenciosa e assertiva, os usuários, de acordo com os organizadores da pesquisa, reconhecem a importância dos serviços de urgência.