Uma denúncia sobre pesca proibida que ocorria na noite desta sexta-feira (15), na Rua do Porto, em Piracicaba (SP), resultou na detenção de quatro homens, apreensão de 29 Kg de pescados das espécies dourado, jurupensém e tilápia, além de multa de R$ 12.640, que foi dividida entre eles. A situação se agravou ainda mais por causa do período da Piracema, época em que os peixes se reproduzem.
Para que os infratores não tivessem chance de fuga, com apoio de policiais militares da Companhia de Força Tática e 4ª Companhia, patrulheiros da Polícia Militar Ambiental fizeram um cerco e esperaram que os pescadores saíssem para realizarem a abordagem.
De acordo com a PM Ambiental, que estava representada pelos cabos Pontes, Thiago Santos e Galvão, da equipe de Dejem (Jornada Extraordinária), populares indicaram que o grupo estava pescando num ponto de corredeira, na margem esquerda do rio, próximo da Casa do Povoador.
Três eram adultos e um é menor de idade que acompanhava o pai na pescaria. Foi verificado que eles utilizavam varas de pesca de nylon, com molinetes e carretilhas acoplados, além de já estarem com os peixes. Cada um terá que pagar R$ 3.160 e deverá comparecer na sede da PM Ambiental com dia e hora marcados. Os peixes não sobreviveram e os patrulheiros ambientais tomaram as providências quanto a isso.