Três cavalos, extremamente magros, foram retirados de uma área do Jardim Bandeirantes, em Rio Claro (SP), após constatação de maus-tratos. Quem fez o resgate foi uma equipe da Patrulha de Proteção Animal, unidade da Guarda Civil Municipal (GCM).
A patrulha foi ao terreno na tarde desta quarta-feira (29), após denúncia. No local, os guardas observaram um terreno amplo, arborizado, e com várias baias, entre elas havia uma improvisada, com um único cavalo, branco, sem alimento e extremamente magro.
Antes de deixar o local, os guardas viram que havia uma outra baia, fechada, e construída com placas metálicas. Nela, estavam os outros dois cavalos numa condição de extrema magreza. Devido às condições dos animais, os três foram recolhidos e encaminhados ao Canil Municipal
Duas pessoas se apresentaram como tutoras dos cavalos, foram qualificadas e informadas da situação e das providências a serem tomadas.
A médica veterinária do Canil Municipal acompanhou o atendimento da ocorrência, a qual confirmou a necessidade da remoção dos animais ao Canil Municipal para tratamento adequado. Os guardas apresentaram os dados no Plantão Policial, onde os tutores serão intimados a prestarem declarações referente às condições dos animais.