A passarela Pênsil José Dias Nunes (Tião Carreiro), um dos cartões-postais de Piracicaba, foi reaberta nesta sexta-feira (4) após a substituição de 130 tábuas que estavam danificadas. A estrutura, que liga o centro da cidade ao Engenho Central e oferece vista privilegiada do rio Piracicaba, passou por reparos iniciados em 27 de março.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, a maior parte das tábuas comprometidas estava na camada inferior do piso. A intervenção foi planejada em função de dois grandes eventos que acontecem no Engenho Central: a tradicional encenação da Paixão de Cristo e a Festa das Nações, que atraem milhares de visitantes entre abril e maio.
“A manutenção da passarela deve ser constante. Dessa vez, nosso foco foi garantir a segurança da população e preservar o patrimônio público para eventos de grande movimentação”, destacou o secretário Luciano Celêncio.
Sobre a passarela
Inaugurada em 15 de dezembro de 1992, a passarela Pênsil tem 103 metros de extensão e 78 metros de vão suspenso. Sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento, com projeto inspirado em ícones internacionais como a Brooklyn Bridge (Nova York) e a Golden Gate (São Francisco).
Além de ser um ponto turístico, a passarela é passagem importante para moradores e visitantes, especialmente durante eventos no Engenho Central. A Prefeitura reforça que a manutenção seguirá periódica para garantir o bom estado da estrutura.