O Projeto Máscara + Renda faz uma extensão para o município de Limeira. A ação, que é uma parceria da BRK Ambiental com a Fundação Vale e a Rede Asta, ocorreu pela primeira vez na cidade no final do ano passado e contou com a participação de 41 costureiras que produziram 61,5 mil máscaras distribuídas à população da cidade.
Neste momento, o projeto contará com 13 costureiras que vão produzir 20 mil máscaras. Desta vez, toda a produção será destinada, exclusivamente, para a Secretaria de Educação, que fará a doação aos alunos, professores e funcionários da rede de ensino municipal durante o preparo para o retorno às aulas presenciais.
No total, em todo o país, mais de mil e novecentas costureiras e artesãs de diversas regiões do Brasil já participaram do projeto que tem o objetivo de auxiliar na produção de máscaras de tecidos destinadas ao uso da comunidade além de gerar renda para as costureiras participantes.
Esta nova fase da ação em Limeira teve início neste mês de abril e será encerrada em maio. As costureiras já receberam em suas casas uma caixa com materiais para iniciar a produção das máscaras. O acompanhamento desses trabalhos é remoto e contínuo. A parceria proporcionará uma remuneração de R$ 2.700,00 para cada participante.
Até o final do projeto, considerando todas as frentes de trabalho apoiadas por diversas empresas, espera-se que mais de três milhões de máscaras sejam produzidas e doadas para organizações sociais de todo Brasil. O objetivo é realizar a distribuição desses itens para aqueles que mais precisam, incentivando o uso de máscaras e disseminando a cultura de prevenção nas comunidades.
A gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental, Thaís Cortina, explica a importância dessa parceria para a comunidade. “No contexto de pandemia, a empresa tem atuado para ajudar na prevenção ao coronavírus. Realizamos doações de produtos de limpeza e higiene para instituições da cidade e esse é mais um projeto que apoiamos. Garantir saúde é um dos compromissos da BRK Ambiental nas regiões em que atua, seja por meio da água tratada e do saneamento de qualidade, ou apoio a projetos e iniciativas sociais”, explica.
A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro para as comunidades. A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, e está presente em mais de 100 cidades. A Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale.
Parceiros do Máscara Mais Renda
O Máscara + Renda é uma realização da Fundação Vale e da Rede Asta, em parceria com a Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem e BRK Ambiental. São coparceiros da iniciativa: Yara, Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation e Ford Motor Company Fund, Komatsu, Trafigura Foundation, Contour Global, Arcadis, Cummins e DCML, Della Volpe, Engie, Klabin, VIX Logística, SAP e Microsoft e Instituto Eldorado. São apoiadores: Agenda Pública, EDF Norte Fluminense e Dow Química.
O Máscara + Renda conta ainda com o apoio dos parceiros mobilizadores: Vale, Coletivo COVID Radar, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Câmara de Comércio França Brasil, Deloitte, Instituto Acende Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação de Indústrias do Pará (FIEPA), SIMINERAL, União ES e Women in Mining Brasil.