Um paraquedista que estava participando de um treinamento das Forças Armadas na noite desta quarta-feira (29), caiu sobre a rede de distribuição de energia da rua Presidente Venceslau Brás, em Piracicaba (SP), deixando vários bairros às escuras sendo que o Jardim Glória, por onde passa a via pública, foi o mais atingido.
Segundo apurou a equipe do Rápido No Ar, ele não sofreu ferimentos, mas ficou pendurado na fiação, na frente de um estabelecimento comercial. Para resgatá-lo foi necessário ir retirando seus equipamentos, tais como mochila, colete, acessórios da farda, entre outros. Quando o paraquedas enroscou, restava menos de um metro para seus pés tocarem na calçada.
De acordo com a CPFL, equipes da concessionária atuaram prontamente para reparar os danos causados pelo artefato e o fornecimento foi normalizado ainda durante a noite.
Ainda conforme a concessionária, essa foi a segunda ocorrência de interrupção de energia registrada em uma semana, e causada pela interferência de um paraquedas, também das Forças Armadas, sobre a fiação em Piracicaba. “Após o primeiro caso, no dia 23/5, equipes da CPFL Paulista estiveram no Aeroporto de Piracicaba, de onde partem esses paraquedistas, para fornecer orientações e alertas sobre a rede elétrica”, diz a nota encaminhada para o Rápido No Ar.
“A iniciativa integra o programa permanente de segurança da CPFL Energia, o Guardião da Vida. Além dos prejuízos ao fornecimento, a CPFL Paulista reforça o alerta de que o contato de qualquer objeto com a fiação traz riscos à população. Sua interferência pode causar curtos-circuitos e choques, algumas vezes fatais. Pela mesma razão, a população não deve tocar com as mãos ou usar qualquer tipo de instrumento na tentativa de resgatar objetos que fiquem presos nos fios. A recomendação é acionar imediatamente a CPFL Paulista pelo telefone emergencial, o 0800 010 1010”, encerra-se a nota de imprensa.
Em caso de pessoas é preciso ligar imediatamente para equipes de socorro tais como Corpo de Bombeiros (153) ou SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).