No segundo semestre de 2024, após as intensas queimadas que atingiram o interior de São Paulo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cordeirópolis (SP) uniu esforços para mitigar os impactos devastadores sobre a fauna e a flora local. Por isso, em uma iniciativa inovadora e sustentável, sementes fornecidas pelo Consórcio das Bacias Hidrográficas do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) foram lançadas por meio de paramotores, pilotados por um voluntário e integrante da equipe “Tribo Paramotor”.
A ação buscou levar as sementes a áreas de difícil acesso, onde métodos tradicionais de plantio seriam inviáveis, garantindo maior eficiência no processo de recuperação ambiental.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra Filho, o uso de paramotores oferece diversas vantagens, é ágil, acessível economicamente e possui baixo impacto ambiental, eliminando a necessidade de maquinário pesado e permitindo uma abordagem mais leve e eficiente para reflorestar áreas afetadas.
“Além da dispersão de sementes, outra frente de trabalho fundamental tem sido o suporte à fauna silvestre, gravemente prejudicada pelos incêndios. Voluntários independentes, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, estão fornecendo alimentos para os animais até que os fragmentos florestais possam se regenerar naturalmente” explicou o secretário.
Neste mês de dezembro, Cordeiropolis atingiu o feito histórico do plantio de 140 mil árvores, em torno de suas 41 nascentes. O trabalho de recomposição florestal teve início em 2017 e beneficiou dezenas de áreas de preservação.