Dois indivíduos foram abordados pela Guarda Civil Municipal (GCM), de Limeira (SP), na noite desta quarta-feira (7), em atitudes suspeitas – um deles próximo e outro dentro do Centro Comunitário do Jardim Glória. Na busca pessoal, nada de ilícito foi localizado e os dois foram liberados. Porém, com um deles foi apreendido um alicate de corte.
As respectivas abordagens foram realizadas em virtude de uma operação específica, que a Guarda realizou, e que teve como objetivo prevenir, e combater, os furtos de fiação de cobre e atos de vandalismo.
De acordo com o subcomandante Hailer, a GCM, através do grupamento operacional e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), tem realizado ações de policiamento preventivo ostensivo, com o objetivo de coibir tais práticas ilícitas.
“Durante a semana têm sido realizadas operações nos períodos diurno e noturno em construções e patrimônios públicos. São feitas abordagens a suspeitos e ações de fiscalização, verificando comércios que compram esses materiais”, destacou.
AÇÃO CONJUNTA
Além do patrulhamento, a GCM atuou em conjunto com fiscais tributários da Prefeitura de Limeira, os quais realizaram fiscalizações em estabelecimentos de compra e venda de sucatas e materiais recicláveis.
A ação visa coibir a receptação de materiais furtados, especialmente fiação de cobre, frequentemente revendida nesses comércios. Três desses comércios foram notificados por falta de alvará e um teve encerramento de suas atividades.
Segundo o subcomandante Hailer, a Guarda Civil Municipal vai intensificar as ações e “fechar o cerco” contra criminosos envolvidos nesse tipo de crime. A ação permanecerá diuturnamente. A população pode colaborar com denúncias de forma anônima pelo telefone 153.



