O Palmeiras estreia hoje na Taça Libertadores da América. O Verdão enfrenta o San Lorenzo, às 21h30, no Estádio El Nuevo Gasômetro, em Buenos Aires, na Argentina. O jogo será mostrado pela TV Globo e pela ESPN.
Os dois times integram o Grupo F, que tem ainda Independiente del Valle/EQU e Liverpool/URU. Os dois melhores colocados avançam para as oitavas de final da competição.
Tricampeão da Libertadores, duas vezes sob o comando do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras é novamente um dos favoritos ao título da competição neste ano, assim como Flamengo, Atlético/MG e River Plate.
A preocupação do comandante português é com o desgaste físico, pois o Palmeiras está na final do Campeonato Paulista 2024. Como perdeu o primeiro jogo para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, terá que vencer por dois gols de diferença no domingo, às 18h, no Allianz Parque.
Weverton, Mayke, Marcos Rocha, Murilo, Zé Rafael, Endrick e Raphael Veiga nem sequer viajaram com a delegação.
Abel Ferreira reconheceu que o Palmeiras não fez a melhor de suas atuações contra o Santos. O treinador português evitou apontar culpados para a derrota. Ele chamou a responsabilidade do jogo ruim para si, mas admitiu que o desempenho técnico da equipe poderia ser melhor.
“Não vou explorar isso individualmente, mas é fácil perceber que tecnicamente a equipe não esteve no seu nível. Passes errados, bolas paradas que têm que ser bem batidas”, reconheceu o treinador, em entrevista coletiva. Seu time perdeu uma invencibilidade de 20 partidas (13 vitórias e 7 empates).
O português afirmou que o Santos levou vantagem também fisicamente e correu mais porque esteve “mais fresco”. “Domingo esperamos eles no Allianz Parque, no chiqueiro, com os nossos torcedores”.
Se levantar a taça do Estadual, será a terceira vez seguida, feito que não acontece desde 1934. Nos dois anos anteriores, o Verdão perdeu o jogo de ida contra São Paulo e Água Santa e reverteu a desvantagem com goleadas de 4 a 0. Resta saber se terá a mesma força de 2022 e 2023 para derrubar o Santos de Fábio Carille.
Recém-contratado, o meia Rômulo fez seu primeiro treino com o elenco do Palmeiras. Ele participou de exercícios técnicos e táticos com os reservas na reapresentação do time após a derrota para o Santos.
Destaque do Novorizontino no Paulistão, Rômulo já foi inscrito na Libertadores. “Estou bem fisicamente, já vinha em uma batida de jogos. Se for para jogar, me sinto pronto”, afirmou o jogador que marcou três gols e deu duas assistências em 13 partidas. Com 22 anos, Rômulo assinou contrato com o Palmeiras até o final de 2022.
O San Lorenzo ocupa a nona posição do Grupo B do Campeonato Argentino, com 15 pontos em 12 rodadas. Em sua última partida, perdeu o clássico para o Boca Juniors por 2 a 1 e, consequentemente uma invencibilidade de oito partidas (quatro vitórias e quatro empates).
No retrospecto geral entre as equipes são quatro jogos oficiais, com duas vitórias do Palmeiras e duas vitórias do San Lorenzo. No embate mais recente, em 2019, o Verdão venceu por 1 a 0.
San Lorenzo x Palmeiras
San Lorenzo – Facundo Altamirano; Gonzalo Lujan, Jhohan Romaña, Gastón Campi e Malcom Braida; Agustín Giay, Ivan Leguizamon, Irala, Nahuel Barrios e Cristian Ferreira; Adam Bareiro (Cristian Tarragona). Técnico – Rubén Insúa.
Palmeiras – Marcelo Lomba; Garcia, Gustavo Gómez, Naves (Luan) e Vanderlan (Caio Paulista); Fabinho, Richard Ríos e Gabriel Menino; Lázaro, Breno Lopes (Estêvão) e Rony.Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Jesus Valenzuela (Venezuela)
Local – Estádio El Nuevo Gasômetro, em Buenos Aires, na Argentina, às 21h30.