O Palmeiras terá três adversários hoje pela terceira rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América: o cansaço pela maratona de jogos, a altitude de Quito, cidade que fica 2.850 metros acima do nível do mar e o Independiente del Valle, com quem divide a liderança do Grupo F, com quatro pontos.
O jogo às 21h30, no Estádio Banco Guayaquil, no Equador, reúne os favoritos da chave. Ambos empataram na estreia e venceram na rodada seguinte. O Palmeiras ficou no 1 a 1 com o San Lorenzo, na Argentina e depois venceu o Liverpool/URU, de virada, por 3 a 1, no Allianz Parque. O Independiente ficou no 1 a 1 no Uruguai e bateu o San Lorenzo por 2 a 0, em casa.
A delegação palmeirense viajou na segunda-feira para tentar minimizar os efeitos. O clube elaborou um cronograma específico há duas semanas.
Segundo o Globo Esporte, o elenco passou a receber suplementações para favorecer os sistemas que entregam oxigênio aos tecidos, além de estimular a vasodilatação, com fornecimento de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios. A alimentação teve o incremento de alimentos com fontes de carboidrato para aumentar energia e amenizar a fadiga.
Em razão do cansaço citado pelo técnico Abel Ferreira, o Palmeiras pode ter surpresas no jogo de hoje. Raphael Veiga, por exemplo, foi um dos que o português afirmou que está no seu limite físico e não tem rendido bem por conta do desgaste. Rômulo pode ser a novidade.
Com a ausência de Zé Rafael, que nem viajou em razão de uma lombalgia, o meio-campo deve permanecer com Richard Ríos e Aníbal Moreno.
Brasileiros e equatorianos se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas pela Taça Libertadores de 2021. Foram duas vitórias do Verdão: 5 a 0, no Allianz Parque e 1 a 0, no Equador.
O meia Junior Sornoza, ex-Fluminense e Corinthians, é um dos destaques do time da casa, mas está lesionado.
Na Liga Equatoriana, o Independiente é o vice-líder com 19 pontos em nove jogos, com uma campanha invicta até o momento de cinco vitórias e quatro empates.
A equipe equatoriana vem de uma ótima sequência de 13 jogos sem derrota, incluindo partidas amistosas, do Campeonato Equatoriano e da Taça Libertadores. A última derrota foi justamente na finalíssima do campeonato nacional de 2023, contra a LDU nos pênaltis, após 1 a 1 no placar agregado. De lá para cá, foram oito vitórias e cinco empates.
Após retornar do Equador, o Palmeiras já vai pensar no São Paulo, seu adversário de segunda-feira, às 20h, no Morumbi, pelo Brasileirão.
Independiente del Valle x Palmeiras
Independiente del Valle – Moisés Ramírez; Matías Fernández, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Beder Caicedo; Joao Ortíz; Renato Ibarra, Kendry Páez, Cristian Zabala e Yaimar Medina; Michael Hoyos. Técnico – Javier Gandolfi.
Palmeiras – Weverton, Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga (Rômulo); Lázaro (Estêvão), Endrick e Flaco López. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Cristian Garay (Chile)
Local – Estádio Banco Guayaquil, às 21h30.