Boxe
Bia Ferreira derrotou a americana Jajaira Gonzalez por decisão unanime pela categoria -60kg. A atleta baiana está a uma vitória de garantir a vaga na semifinal em Paris e, consequentemente, mais uma medalha olímpica, já que o boxe não tem a disputa do bronze. Abner Teixeira, bronze em Tóquio, foi surpreendido pelo equatoriano Gerlon Chala, pelos superpesados (+ 92kg), e está eliminado do torneio de Paris. Já Michael Douglas Trindade, de 23 anos, foi derrotado em sua primeira luta do torneio de boxe. Nascido em Marituba, no Pará, o atleta, apelidado de Parazinho, teve dificuldades contra o cubano Alejandro Claro pela categoria – 52kg .
Badminton
Juliana Viana conseguiu um resultado histórico para o badminton feminino do Brasil. Com vitória por 2 sets a 0 sobre Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, a brasileira garantiu o primeiro triunfo do badminton feminino do país em Jogos Olímpicos. As parciais foram de 21/19 e 21/14.
Tênis de Mesa
O mesatenista Hugo Calderano avançou de fase e está nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O brasileiro venceu o espanhol, e amigo pessoal, Alvaro Robles por 4 sets a 2 (parciais de 7/11, 13/11, 11/9, 11/3, 11/5) na fase de 16 avos e se garantiu na próxima rodada da competição. Já Bruna Takahashi foi eliminada nas oitavas de final ao perder para a norte-americana Lily Zhang por 4 a 2, parciais de 11/8, 11/7, 9/11, 8/11, 11/8 e 11/8.
Natação
Bia Dizotti brilhou na natação e garantiu vaga na final dos 1500m livre com o tempo 16min05s40. Essa é a terceira decisão do Brasil na modalidade nesses Jogos Olímpicos Paris 2024, a segunda feminina. A brasileira terminou em terceiro lugar na bateria e sétimo na colocação geral. A final acontece nesta quarta-feira, às 16h07 (horário de Brasília).
Surf
Gabriel Medina alcançou a melhor nota da história olímpica até o momento (9.90) e João Chianca protagonizou um confronto de altíssimo nível contra o marroquino Ramzi Boukhiam. Os brasileiros foram os grandes destaques do dia e agora terão que se enfrentar na próxima fase da competição. Já Filipe Toledo se despediu dos Jogos Olímpicos ao ser derrotado pelo japonês Reo Inaba.
Judô
O judô brasileiro esteve representado na Arena Champs de Mars pelos meio-médios Guilherme Schimidt e Ketleyn Quadros, mas ambos acabaram caindo nas oitavas-de-final da competição e não avançaram ao bloco final. Schimidt derrotou Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte, mas perdeu para o italiano Antonio Esposito no golden score. Quadros por sua vez, derrotou a espanhola Cristina Cabana Perez, mas caiu diante da francesa Clarice Agbenenou, campeão olímpica em Tóquio 2020.
Remo
Os brasileiros Bia Tavares e Lucas Verthein, do remo, não avançaram para as semifinais nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Pelas quartas-de-final, os dois remadores chegaram na quarta posição na prova do single skiff, em suas respectivas baterias. As colocações dos brasileiros não os credenciaram para a próxima fase da competição, já que somente os três primeiros avançavam.
*** Texto do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro)