Tênis
Bia Haddad representará o Brasil na segunda rodada de simples do tênis nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A número 22 do mundo superou a pressão da torcida e derrotou a francesa Varvara Gracheva, número 68 do mundo, por 2 sets a 1. As parciais foram 6/4, 4/6 e 6/0. Na próxima rodada a brasileira enfrentará a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova.
Judô
Rafaela Silva chegou a uma disputa de medalha olímpica novamente. Oito anos depois do ouro na Rio 2016, a carioca enfrentou a japonesa Haruka Funakubo na disputa pelo bronze dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Numa luta muito equilibrada, com mais de cinco minutos de golden score e duas punições para cada lado, a arbitragem interpretou que Rafaela usou a cabeça para defender um golpe, colocando a própria integridade em risco e acabou eliminando a brasileira da luta.
Tênis de Mesa
Os dois mesa-tenistas mais bem ranqueados do Brasil estrearam com vitória em simples nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Tanto Hugo Calderano, número 6 do mundo e cabeça de chave número 4 no masculino, quanto Bruna Takahashi, número 20 do mundo no feminino, superaram seus adversários por 4 sets a 0. No caso da brasileira, foi o primeiro triunfo no evento, após ser reserva na Rio 2016 e superada no primeiro jogo em Tóquio 2020.
Hugo teve como adversário de estreia o cubano Andy Pereira, adversário que havia superado na final dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Novamente o brasileiro teve amplo domínio do jogo e repetiu a vitória por 4 sets a 0, desta vez com parciais de 11/8, 11/7, 11/9 e 11/4. Na próxima rodada ele enfrentará o vencedor do confronto entre o espanhol Álvaro Robles e o austríaco Daniel Habesohn.
Bruna encarou a nigeriana Offiong Edem, número 112 do ranking.
O brasileiro Vitor Ishiy não tomou conhecimento do favoritismo do australiano Nicholas Lum e estreou com vitória no torneio individual do tênis de mesa. Com o resultado, o Brasil chega às oitavas de final da categoria nesta modalidade. Depois de ter sido eliminado nas duplas mistas, a recuperação veio no simples com os 4 sets a 0 (parciais de 11-7, 11-5, 11-7 e 11-6).
Mais cedo, em sua primeira participação como titular em Jogos Olímpicos, Giulia Takahashi enfrentou Sun Yingsha, número 1 do mundo, pela primeira rodada do torneio feminino de simples. Vitória da chinesa por 4 x 0, parciais de 11/3, 11/6, 11/6 e 11/5. Com o resultado e a eliminação do torneio de simples, Giulia volta suas atenções para a disputa por equipes feminina.
Boxe
Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, Keno Marley estreou em Paris 2024 com vitória e classificação para as quartas de final da competição. O brasileiro derrotou o britânico Patrick James Brown na categoria até 92kg por pontos (4-1). O brasileiro retorna ao ringue na quinta-feira para encarar o uzbeque Lazizbek Mullojonov.
Natação
Depois de ter feito história ao chegar na final dos 400 metros livre, Maria Fernanda Costa deu mais um passo também nos 200 metros livre. A nadadora fez 1:56.65, o oitavo melhor tempo no geral, e se classificou para a semifinal da categoria. Com tempo de 1:56.89, Maria Fernanda ficou na 11ª posição da semifinal e não avançou à final dos 200m livre.
O nadador Guilherme Costa, o Cachorrão, ficou fora da disputa da medalha dos 800m nas Olimpíadas de Paris 2024. Ele chegou em 6º lugar na eliminatória na Arena Paris La Défense. Ele fechou a prova com o tempo de 7m54s. Cachorrão disputou a eliminatória dos 800m livre na última série.
Esgrima
Estreante em Jogos Olímpicos, Mariana Pistoia acabou perdendo na primeira rodada da Esgrima de Florete e sendo eliminada da competição. A brasileira foi derrotada pela filipina Samantha Kyle Catantan por 15 a 13. Apesar de estar na frente do placar, Pistoia acabou cedendo a virada no final do segundo round.
Vela
Atuais bicampeãs olímpicas no skiff feminino (49erFX), Martine Grael e Kahena Kunze iniciaram a trajetória em busca do tri. A dupla brasileira concluiu as três primeiras regatas na quinta colocação geral, com 11 pontos. A disputa segue nesta segunda-feira, com mais três das 12 regatas previstas no programa olímpico antes da regata da medalha.
Já entre os homens, Marco Grael e Gabriel Simões representaram o Brasil no skiff masculino (49er). Após as três primeiras regatas, eles estão na 20ª colocação geral, com 30 pontos. Vale lembrar que, na vela, o sistema de pontuação é invertido: a ideia é acumular o menor número de pontos.
Tiro Esportivo
A brasileira Geovana Meyer acabou terminando na 38ª colocação da fase classificatória da carabina de ar de 10 metros e com isso está fora da disputa nesta categoria do tiro esportivo. Apesar do resultado adverso, Geovana ainda tem chances de lutar por uma medalha em Paris. A brasileira também vai disputar a competição da carabina de 50 metros três posições. Meyer volta ao Centro de Tiro Esportivo Chateauroux no dia 1º de agosto.
Hipismo
No primeiro dia de competições do hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação), no Palácio de Versalhes, os três cavaleiros brasileiros que disputam os Jogos Olímpicos mantiveram o Brasil na 12ª colocação por equipes da modalidade. O time formado por Carlos Parro, com a égua Safira, Rafael Losano, com o cavalo Withington, e Marcio Carvalho Jorge, com Castle Howard Casanova, anotou 103.70 pontos de penalidade.
No individual, Losano foi o melhor entre os brasileiros, terminando na 30ª colocação, penalizado com 9.20 pontos. Carlos Parro ficou em 42º lugar, penalizado com 22.40 pontos. Já Márcio Carvalho Jorge terminou com 42.20 pontos de penalização, em 52º lugar.
O Brasil se despediu na 12ª colocação geral por equipes no hipismo completo. Hoje, na etapa de salto, a pontuação de dois cavaleiros contou para a campanha no torneio. Rafael Losano, terminou em 27º lugar e, por duas posições na classificação, não avançou à final do individual da modalidade. Além dele, Márcio Jorge terminou em 44º lugar.
Badminton
Em sua terceira participação nos Jogos Olímpicos, o brasileiro Ygor Coelho foi derrotado no badminton por 2 sets a 0 para o japonês Kodai Naraoka (parciais de 21 a 16 e 21 a 19). Apesar de ter se mantido a frente no placar no set decisivo, Ygor sofreu a virada no final da partida e não estreou como queria. O brasileiro enfrenta na sequência o sul-coreano Jeon Hyeok Jin pela segunda, e agora, decisiva rodada.
Moutain Bike
Disputando sua segunda edição de Jogos Olímpicos, a brasileira Raiza Goulão ficou na 28ª colocação na disputa cross-country do ciclismo mountain bike. Com o resultado, ela se despede de Paris 2024, sem outros eventos programados.
No Cross Country de ciclismo mountain bike, na Colina de Elancourt, o brasileiro Ulan Galinski terminou na 21ª colocação depois de completar as 16 voltas do circuito em 1h30min55s.
Rugby
A seleção brasileira feminina de rugby de 7 perdeu os três primeiros jogos em Paris pelo Grupo C: 24 x 0 para a França, 24 x 5 para os Estados Unidos e 39 x 12 para o Japão. O Brasil vai disputar o playoff para tentar terminar a competição em nono lugar.
*** Texto do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro)